COLUNAS

min de leitura - #

Transição de governo

Editoria de Política

| Edição de 26 de novembro de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O secretário estadual do Desenvolvimento Urbano (Sedu), Silvio Barros, conduziu ontem a reunião entre as equipes de transição e fez um balanço detalhado das atividades da pasta nos últimos sete meses. Na explanação, ele mostrou como está a situação geral dos convênios entre Estado e prefeituras, os contratos de prestação de serviço e as ações previstas até 31 de dezembro. “Todos os municípios do Paraná foram contemplados com obras e equipamentos. Será um desafio para o próximo governo manter esse ritmo”, afirmou. Barros disse que, por determinação da governadora Cida Borghetti (PP), a secretaria imprimiu um ritmo de trabalho que resultou em um número extraordinário de contratos e convênios em andamento, e que devem ter continuidade. “Somente no Programa Plano de Apoio aos Municípios (PAM) temos mais de duas mil ações autorizadas para 387 municípios”, exemplificou.

Cavalos soltos Durante a sessão ordinária de ontem, vereadores de Apucarana voltaram a reclamar de cavalos soltos pelas ruas dos bairros da cidade. O vereador Edson da Costa Freitas (PPS) disse que passou em frente o Cisvir, no final de semana, e viu quatro. Já o vereador José Airton Deco de Araújo (PR) afirmou já ter contado 13 cavalos soltos na mesma região.

Recolhimento Vereadores pedem à Prefeitura de Apucarana providências no sentido do recolhimento desses animais de grande porte que circulam pelas ruas e terrenos baldios dos bairros da cidade, muitos deles inclusive nas rodovias que cortam o município. Segundo Deco, todos esses cavalos são bonitos, o que significa que eles têm donos que moram nas proximidades.

Culto especial Os pastores Alício Aparecido Mendes e Adriano Rizzo, da Igreja Maranata, estiveram na sessão da Câmara ontem. Eles convidaram os vereadores para participar do Culto Especial de Glorificação pelas Autoridades, que será realizado no próximo dia 2 (domingo), às 19h30. A igreja fica localizada na Rua Pará, 156, no Jardim Apucarana.

Julgamento O caso Carli Filho terá mais um capítulo nesta semana. Na próxima quinta-feira, desembargadores da 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Paraná vão julgar a apelação da sentença que estabeleceu pena de prisão de 9 anos e 4 meses por homicídio com dolo eventual ao ex-deputado estadual Luiz Fernando Ribas Carli Filho. 

Apelação Carli Filho foi responsabilizado pelas mortes de Carlos Murilo de Almeida e Gilmar Rafael Yared em uma colisão de trânsito em 2009. O ex-deputado estava bêbado e em alta velocidade. A apelação que será julgada questiona se o julgamento foi justo, obedecendo as regras do Direito, e se o cálculo da pena foi adequado. O principal ponto dessa apelação será a dosimetria da pena, ou seja, o peso da pena imposta.
Bolsonaro O julgamento das contas de campanha do presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), no plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), deve ocorrer no próximo dia 4 de dezembro. A aprovação é necessária para que a diplomação de Bolsonaro e do vice-presidente eleito, Hamilton Mourão, ocorra no dia 10 de dezembro, conforme acertado entre o TSE e a coordenação da transição de governo.

Ações policiais I O futuro ministro da Justiça, Sérgio Moro, anunciou nesta segunda-feira a criação de uma secretaria de operações integradas para coordenar ações policiais em nível nacional. Basicamente o órgão - que será comandado por Rosalvo Franco, ex-superintendente da Polícia Federal no Paraná - vai atuar no combate ao crime organizado.

Ações policiais II Sérgio Moro anunciou ainda Fabiano Bordignon como diretor do Depen (Departamento Penitenciário Nacional). Eles trabalharam juntos em Catanduvas (PR). “A secretaria de operações integradas vai coordenar a atuação das polícias estaduais e federal, “respeitando autonomia dos Estados e do Distrito Federal”, disse ele. 

Saques do FGTS O Plenário do Senado pode votar nesta terça-feira o projeto de lei que autoriza o saque integral do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) mesmo para quem pedir demissão. O texto é de autoria da senadora Rose de Freitas (MDB-ES). Na opinião dela, o governo deveria deixar de tutelar o trabalhador, que é o real dono do dinheiro. 

Risco Rose de Freitas nega que exista o risco de muitos se demitirem para ter acesso à verba. Para ela, em tempos de grave crise econômica, poucos se arriscariam a abandonar o emprego para sacar todo o fundo. Atualmente, só tem direito a saque do FGTS quem é demitido sem justa causa e em casos específicos.

Vapt Vupt

Algumas prefeituras do Vale do Ivaí já deram uma trégua ao ritmo de prestação de serviços à população.      
A trégua é no sentido de controlar a saída de máquinas, caminhões e outros veículos do pátio rodoviário.    
O mês de dezembro está se aproximando e com ele a necessidade de fazer economia de recursos.
O pagamento do 13º salário e o fechamento das contas do exercício de 2018 são a prioridade dos prefeitos.