COLUNAS

min de leitura - #

Trânsito em discussão

Editoria de Política

| Edição de 14 de junho de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Alterações importantes no trânsito de Apucarana estão sendo colocadas em discussão com a sociedade. O prefeito Junior da Femac (PDT) comandou na noite de ontem audiência pública, no auditório do CREA-PR. Estão sendo apresentados projetos para implantação de três rotatórias, instalação de novos semáforos e outras intervenções, visando garanti mais segurança e melhor fluxo de tráfego, principalmente no anel central da cidade. “A exemplo da postura rotineiramente adotada na gestão Beto Preto, estamos abrindo o diálogo com a população para ouvir opiniões e sugestões”, assinala o prefeito.

Ferra Mula A exemplo de outras cidades, como Curitiba com a sua “carne de onça” e Campo Mourão com o seu “carneiro no buraco”, Apucarana também está valorizando a tradicional costela do “Ferra Mula”. O prefeito Junior da Femac e o vereador Gentil Pereira (PV) estão levando para discussão na Câmara Municipal projeto que torna as costeladas da Associação Filantrópica Ferra Mula “Patrimônio Cultural Imaterial de Apucarana”.

Filantropia A proposta é de iniciativa conjunta do prefeito Junior da Femac e do vereador Gentil Pereira, que que é associado do Ferra Mula há três décadas. Nos próximos dias, o projeto será apresentado na Câmara e terá como principais justificativas a valorização do aspecto gastronômico e o contexto histórico, levando em conta que são 60 anos de filantropia com as costeladas, beneficiando inúmeras entidades sociais de Apucarana e região. 

Visita à Câmara O novo coordenador da UniCesumar – Polo Apucarana, Márcio Da Roda, acompanhado da supervisora comercial Juliana Stoinski e da Consultora Luciana da Silva, fez uma visita na tarde de ontem ao presidente da Câmara Municipal, professor Luciano Molina (Rede). Durante o encontro, Molina conversou com Márcio sobre os cursos ofertados pela faculdade no Polo de Apucarana. São 50 cursos de graduação e 80 de pós-graduação.

Alunos No total, o novo coordenador do Polo Apucarana da UniCesumar, Márcio Da Roda, contou que a unidade local tem 1.300 alunos entre graduação e pós-graduação e 180 alunos em aula presencial no curso de Engenharia. Molina fez questão de frisar que Apucarana vai muito bem na educação, tanto em nível de rede pública de ensino, como na rede privada e também em termos de instituições que oferecem cursos superiores.

Diplomação A Câmara de Vereadores de Apucarana e a Justiça Eleitoral, através da Escola Judiciária Eleitoral do Paraná, promovem hoje a cerimônia de diplomação dos onze vereadores que foram eleitos para compor o Parlamento Jovem de Apucarana. O ato será às 16 horas, no Tribunal do Júri do Fórum Desembargador Clotário Portugal. Estarão presentes juízes e promotores da Comarca.

Desculpas I O presidente Jair Bolsonaro (PSL) pediu desculpas publicamente ontem à deputada federal Maria do Rosário (PT-RS) por falas dirigidas a ela em 2014, quando afirmou que “ela não merecia ser estuprada”. Em nota publicada no Twitter, Bolsonaro esclareceu que atende a uma determinação judicial e manifestou o seu “integral e irrestrito respeito às mulheres”.

Desculpas II “Naquele episódio, no calor do momento, em embate ideológico entre parlamentares, especificamente no que se refere à política de direitos humanos, relembrei fato ocorrido em 2003, em que, após ser injustamente ofendido pela congressista em questão, que me insultava, chamando-me de estuprador, retruquei afirmando que ela ‘não merecia ser estuprada’”, escreveu.

Homofobia O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu ontem, por 8 votos a 3, permitir a criminalização da homofobia e da transfobia. Os ministros consideraram que atos preconceituosos contra homossexuais e transexuais devem ser enquadrados no crime de racismo. Com a decisão, o Brasil se tornou o 43º país a criminalizar a homofobia.

Ações No julgamento, o Supremo atendeu parcialmente ações apresentadas pela Associação Brasileira de Gays, Lésbicas e Transgêneros (ABGLT) e pelo partido Cidadania (antigo PPS). Essas ações pediam que o STF fixasse prazo para o Congresso aprovar uma lei sobre o tema. Este ponto não foi atendido. Durante a sessão desta quinta-feira, os ministros fizeram ressalvas sobre manifestações em templos religiosos.

Vapt Vupt

Prefeitos do Vale do Ivaí se manifestam animados com a possibilidade de receber projetos do Estado.            
É que o discurso do governador Ratinho Junior tem sido no sentido de levar investimentos econômicos ao interior.
O Vale do Ivaí, de acordo com prefeitos, tem um potencial grande para investimentos no agronegócio.
Municípios da região também tem grande potencial para exploração do turismo em diferentes setores.