CIDADES

min de leitura - #

Transporte corre risco de colapso em Apucarana

DA REDAÇÃO

| Edição de 30 de julho de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A crise do coronavírus ameaça o transporte coletivo em Apucarana. Mesmo com a retomada da abertura do comércio, a Viação Apucarana LTDA (VAL), responsável pelo transporte na cidade, trabalha hoje com 50% menos passageiros, segundo a empresa. De acordo com o diretor da empresa Roberto Jacomelli, a queda do faturamento pode comprometer a continuidade do serviço. 

“Trabalhamos hoje com um desequilíbrio financeiro. Mantemos 70% da frota nas ruas e temos uma receita de 50% apenas, a conta não fecha. Mesmo utilizando o programa do governo para redução salarial de cerca de 20% da nossa folha, o impacto causado pela pandemia ainda é muito grande”, disse. 
Jacomelli explica que, durante o mês de abril, com o decreto de fechamento do comércio, a receita da empresa chegou a cair 80%. “Fizemos compras de combustível a prazo e estamos utilizando créditos bancários para fazer frente aos custos necessários para manter a empresa ativa. A partir do próximo mês, começam a chegar as contas que fizemos a prazo. Estamos indo para o 5º mês nesta situação, sem previsão de melhora e já esgotamos nossa capacidade de buscar recursos”, explicou. 
Para o diretor da VAL, se não houver aporte financeiro do governo, com envolvimento de municípios, estados e União haverá colapso do sistema. “Esse colapso já está acontecendo em várias regiões do país. Transporte é serviço essencial, não pode parar, por isso, precisamos que o governo garanta nossa atividade, como aconteceu em Curitiba, por exemplo, que está subsidiando o setor para garantir o serviço. Se não houver aporte financeiro, a empresa corre risco de colapsar”, garantiu Jacomelli. (ALINE ANDRADE)