COLUNAS

min de leitura - #

Troca de nomes partidários

Editoria de Política

| Edição de 10 de agosto de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Partido Social Democrata Cristão (PSDC) entrou, recentemente, com requerimento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para alterar o nome da legenda para Democracia Cristã. Em 16 de maio, o Plenário do TSE aprovou, em sessão administrativa, a troca do nome do Partido Trabalhista Nacional (PTN) para Podemos. O pedido de alteração do nome do partido foi relatado pelo ministro Admar Gonzaga, que acolheu a solicitação. Além do pedido do PSDC, tramita na Corte Eleitoral requerimento do Partido Trabalhista do Brasil (PT do B) para mudar o nome da sigla para Avante. Os pedidos do PT do B e do PSDC devem ser examinados em sessão administrativa pelo Plenário da Corte. Atualmente, existem 35 partidos registrados oficialmente no TSE, todos em condições de participar do processo eleitoral do ano que vem, pelo menos por enquanto.

Na Amepar Atendendo a convite da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), o prefeito de Apucarana, Beto Preto (PSD), participa hoje de reunião da Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amepar), em Londrina. O encontro de prefeitos da região acontece a partir das 9 horas, no Salão Ouro do Hotel Thomasi.

Na Amepar II No encontro da Amepar, em Londrina, o prefeito Beto Preto deve falar de algumas experiências de gestão em Apucarana, notadamente sobre saúde e educação, além de temas do municipalismo. A Amepar reúne 22 municípios da região de Londrina e é presidida por Luiz Nicácio (PSC), prefeito de Centenário do Sul.

Contra Temer O vereador Gentil Pereira (PV) disse na sessão da Câmara que encerrou o primeiro semestre, antes do recesso, falando mal do presidente Michel Temer e que, infelizmente, tinha que voltar do recesso falando mal de novo. Ele classifica o governo e o congresso como uma “quadrilha”.

Pontos do poder Segundo Gentil Pereira, a diferença de uma quadrilha  de traficantes em relação ao que acontece em Brasília é que os bandidos disputam pontos de tráfico de drogas e os políticos disputam pontos do poder. Ele acrescenta que lá em Brasília há uma quadrilha que saqueia o País.

13º salário O prefeito de Jandaia do Sul, Benedito José Púpio (PSC), o Ditão Púpio, paga o 13º salário do funcionalismo no próximo dia 15. Segundo ele, são cerca de R$ 760 mil que vão fomentar o comércio da cidade. Ditão Púpio assegura que, mesmo passando apertado, está com as finanças sob controle.
Freio nas compras Em Rosário do Ivaí, o prefeito Ilton Kuroda (PSC) diz que está rejeitando toda oferta de financiamento em níveis de governos estadual e federal bem como de empresas que querem vender isso ou aquilo. “O momento não é para financiar e nem comprar nada, é de segurar o que temos”, diz. 

Com Osmar O ex-prefeito de Faxinal, Adilson Silva Lino (PDT), esteve com o ex-senador Osmar Dias (Podemos), recentemente. Ambos conversaram sobre o momento político do País e sobre as eleições no Paraná em 2018. Adilson Lino e Osmar Dias são amigos de longa data e assim devem continuar juntos.

Troca de partido Em Faxinal, aliás, o atual prefeito Ylson Cantagallo (PMDB), o Galo, estaria propenso a trocar partido. No entanto, ainda não sabe para onde ir caso isso aconteça. Sabe-se que ele tem convites de vários partidos, entre eles, PSDB, PSC, PSD e PSB. Os pedidos ainda estão sendo analisados.

Aprovação Os convites para que o prefeito Galo mude de partido em Faxinal estão relacionados ao que seria grande aprovação de sua administração por parte da comunidade, conforme sondagem que teria sido feita por agentes políticos ligados ao governo do Estado. Sua aprovação seria de 86%.

Recusa do DEM Além dos partidos do chamado Centrão, que já avisaram ao presidente Michel Temer que não votam a reforma da Previdência, um setor do DEM também resiste em analisar o assunto na Câmara. O líder da bancada, deputado Efraim Filho (PB), adverte que não há condições de votar a reforma da Previdência neste momento. O DEM tem 29 deputados na Casa.

Vapt Vupt

A maioria das câmaras de vereadores do Vale voltou do recesso parlamentar na última segunda-feira.      
E teve câmara que não pôde votar os projetos e demais matérias da ordem do dia por falta de quórum.        
Borrazópolis vai aplicar os R$ 50 mil obtidos junto ao do Estado, anteontem, para compra de veículo.        
Segundo o prefeito Adilson Luchetti (PSB), o Didi, o veículo a ser comprado será para o setor de agricultura.