COLUNAS

min de leitura - #

Trocas no Congresso

Editoria de Política

| Edição de 14 de abril de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A janela partidária de 30 dias, prazo para parlamentares trocarem de partido sem correr o risco de perder o mandato por infidelidade, fez com que um em cada seis congressistas mudasse de legenda, entre 8 de março e 7 de abril. Levantamento concluído nesta sexta-feira pelo site Congresso em Foco revela que ao menos 88 deputados e 4 senadores ingressaram em nova sigla para disputar as eleições. Entre todos, o partido do presidente Michel Temer foi o maior perdedor: o MDB registrou uma em cada cinco saídas partidárias. Dos 92 congressistas que trocaram de filiação, 19 deixaram a bancada emedebista na Câmara e no Senado. A movimentação dos parlamentares foi gerada pela busca de condições mais vantajosas para disputar as eleições, como o controle da estrutura partidária no seu estado, a liberdade para fazer alianças ou a promessa de dinheiro e tempo de rádio e TV para a campanha eleitoral.

Eleições Três colégios estaduais de Apucarana estarão envolvidos em eleições na próxima segunda-feira para escolha dos alunos que participarão do Parlamento Jovem na Câmara de Apucarana. São eles o Polivalente, do Jardim Paulista, o José de Anchieta, do Jardim Trabalhista, e Osmar Guaraci Freire, do Adriano Corrêa.

Candidatos Segundo informou a vereadora Márcia Sousa (PSD), autora do projeto de lei que criou o Parlamento Jovem, cada colégio tem direito a um número de vagas no Parlamento conforme o número de alunos eleitores. O Polivalente tem direito a cinco cadeiras, o José de Anchieta terá quatro e o Osmar Guaraci Freire, duas vagas.

Empolgada A vereadora Márcia Sousa, aliás, está empolgada com a instalação do Parlamento Jovem em Apucarana e com os resultados positivos que podem resultar deste processo. Algumas câmaras de municípios do Vale do Ivaí, inclusive, estão pedindo informações a ela sobre o procedimento para elaboração do projeto.

Convite O ex-prefeito de Cruzmaltina por dois mandatos, Maurício Bueno de Camargo (PSDB), recebeu convite da executiva estadual do partido para disputar uma vaga de deputado estadual em 7 de outubro. Bueno diz que ficou feliz com o convite e que vai analisar esta possibilidade junto com os companheiros do Vale do Ivaí.

Com Ratinho Jr. O deputado estadual Plauto Miró preferiu continuar no DEM durante a janela partidária que permitia aos parlamentares trocarem de legenda. No entanto, embora o partido vá apoiar a reeleição da governadora Cida Borghetti, Miró garante que vai apoiar o pré-candidato ao governo, deputado Ratinho Júnior (PSD).
Remoção de Lula I O ex-presidente Lula (PT) poderá deixar em breve a sede da Polícia Federal em Curitiba, no bairro Santa Cândida. Depois do sindicato de delegados da PF reclamar da presença de manifestantes naquela área, ontem foi vez da Procuradoria-Geral do município pedir à Justiça Federal a transferência do petista para outro local.

Remoção de Lula II As alegações da procuradora-geral Vanessa Volpi Palácios seguem a mesma linha que os delegados da PF já haviam adotado na última terça-feira, em nota à imprensa, que a presença de manifestantes pró-lula no Santa Cândida, próximo ao prédio da PF, tem causado transtornos aos moradores e funcionários da polícia.

Datafolha O Partido dos Trabalhadores entrou com uma ação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para impedir a publicação de pesquisa do Instituto Datafolha. Os petistas reclamam que o ex-presidente Lula, que liderava em todos os cenários dos últimos levantamentos, foi excluído do cartão apresentado aos eleitores.

Privilegio A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, que assumiu o comando ao País ontem, marcou para o dia dia 2 de maio o julgamento da ação que pode resultar na restrição do foro privilegiado. O julgamento foi iniciado em plenário, em novembro do ano passado, mas foi interrompido por pedido de vista do ministro Dias Toffoli, que devolveu o processo.

A favor Antes da interrupção do julgamento da ação contra o foro privilegiado, oito integrantes da Corte manifestaram-se a favor de algum tipo de restrição na competência da Corte Suprema para julgar crimes praticados por deputados e senadores. No entanto, há divergências sobre a situação dos processos que já estão em andamento. Deputados e senadores aguardam o julgamento com atenção.

Vapt Vupt

Alguns prefeitos da região estiveram na Expolondrina, ontem, acompanhando a governadora Cida Borghetti.     
Prefeitos querem se aproximar o máximo possível da governadora para garantir recursos do Estado.         
Em alguns municípios da região, câmaras de vereadores estão fiscalizando a fundo ações do Executivo.         
Há prefeitos, inclusive, que já perderam vereadores da sua base política em pouco mais de um ano.