COLUNAS

min de leitura - #

TSE homologa MDB

Editoria de Política

| Edição de 17 de maio de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, na sessão administrativa de anteontem, a mudança do nome e da sigla do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) para Movimento Democrático Brasileiro (MDB). O partido registrou seu estatuto no TSE em 30 de junho de 1981. Os ministros rejeitaram as impugnações formuladas pelos diretórios municipais do partido em Curitiba (PR), Porto Alegre (RS) e Florianópolis (SC) à solicitação de alteração estatutária apresentada pelo diretório nacional da legenda. Em seu voto, o relator do processo, ministro Admar Gonzaga, ressaltou que as impugnações apresentadas pelos diretórios municipais não demonstraram “a clara identificação dos fatos e fundamentos jurídicos dos pedidos”. De acordo com o ministro, a mudança na denominação e na sigla do partido foi aprovada pela maioria dos convencionais, conforme prova documental encaminhada pelo diretório nacional emedebista. 

Trocas Em 26 de abril deste ano, os ministros do TSE aprovaram a troca do nome e da sigla do Partido Ecológico Nacional (PEN) para Patriota (PATRI). O Tribunal já havia autorizado a mudança do nome do Partido Trabalhista do Brasil (PTdoB) para Avante e também a alteração do nome e da sigla do Partido Trabalhista Nacional (PTN) para Podemos (PODE). 

Júnior em Curitiba O vice-prefeito de Apucarana, Júnior da Femac (PDT), não participou de ato anteontem no qual foram autorizadas mais três licitações para reforma de três prédios da educação, no valor de R$ 2 milhões. Ele cumpriu agenda em Curitiba, representando o prefeito Beto Preto (PSD) em evento da Fiep que tratou do planejamento das cidades.

Repercussão Júnior da Femac mandou um vídeo justificando sua ausência e relatando a repercussão positiva das ações administrativas da atual gestão. “Nossa educação, que detém o segundo melhor Ideb no Paraná, é considerada modelo pela sua estrutura física, currículo e material didático único, além da merenda e formação continuada de professores”, comentou. 

Procon A Câmara de Jandaia do Sul aprovou requerimento do vereador Vitor Camilo Fabrício (PR) pedindo ao Executivo a instalação do Sistema de Defesa do Consumidor (Procon), conforme lei já existente desde 2009. Segundo o vereador, o Procon é imprescindível na fiscalização de atividades econômicas e em apoio ao consumidor.

Guarda Municipal Já os vereadores Erasmo Sermidi (PTB), Célia Cavassani (PMN), Rodrigo Alberton (PTB) e Sônia Maciel (DEM) apresentaram indicação na Câmara sugerindo ao Executivo a implantação da Guarda Municipal em Jandaia do Sul. Segundo eles, a Guarda Municipal pode auxiliar nas ações de segurança pública.
Trânsito Os mesmos vereadores – Erasmo Sermidi, Célia Cavassani, Rodrigo Alberton e Sônia Maciel – estão propondo a municipalização do trânsito de Jandaia. Segundo eles, com a integração do município ao Sistema Nacional de Trânsito, a Prefeitura fica responsável por todo seu planejamento e ações educativas e de fiscalização.

Destaque O vereador de Cambira, Edair da Silva (DEM), o Fisico, destacou na sessão da Câmara de segunda-feira as intervenções do deputado estadual Tiago Amaral (PSB) em favor do município. Ele diz que desde início do mandato tem acompanhado a disposição do deputado em atender o prefeito Emerson Toledo (PROS) sempre que requisitado e mostrando-se atencioso.

Decepção O vereador Fisico lembrou na sessão da Câmara que alguns deputados que tiveram representatividade em Cambira acabaram decepcionando o município e até mesmo seus cabos eleitorais. Já Tiago Amaral, mesmo sem ter feito compromisso algum, de acordo com o vereador, “arregaçou as mangas” e está sendo um dos grandes parceiros da atual gestão, colaborando como pode.

Fruet reaparece O ex-prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT), que há muito tempo estava fora da mídia e das discussões políticas, resolveu “sair da toca” já se preparando para as eleições de outubro. Pela internet ele deu a largada à sua pré-campanha para deputado federal, após desistir de disputar o Senado.

Vídeos Desde terça-feira Gustavo Furet está fazendo uma série de postagens contando um pouco de sua trajetória na vida pública, seu posicionamento sobre os assuntos políticos e econômicos do País e do Estado e sobre suas propostas para o futuro do Paraná e do Brasil. Fruet adotou como slogan “Em defesa do Paraná! Em defesa do Brasil”.

Vapt Vupt

Prefeitos do Vale estão preocupados com temporais repentinos previstos para esta época do ano.          
Em Cruzmaltina, o vendaval de anteontem causou muitos prejuízos na cidade e zona rural.                
A prefeita de Cruzmaltina, Luciana Bueno (PSDB), ainda está fazendo as contas do que foi destruído.                      
Apesar da preocupação, prefeitos veem como importante a retomada das chuvas no Vale do Ivaí.