CIDADES

min de leitura - #

Turismo rural se consolida no ‘Barreiro’

Renan Vallim

| Edição de 10 de fevereiro de 2018 | Atualizado em 10 de fevereiro de 2018
Imagem descritiva da notícia Turismo rural se consolida no ‘Barreiro’

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Entre todos os distritos apucaranenses, o de São Sebastião do Barreiro é o mais próximo da cidade, ficando a cerca de 10 quilômetros do centro. Contando com elogiada culinária e tradições próprias, o local desponta para o turismo rural, reunindo pesqueiros, restaurantes, chácaras de lazer e outras atividades, que atraem pessoas do centro da cidade e também de municípios da região. A recente pavimentação da principal via de acesso ao distrito tem contribuído para ‘mudar a cara’ da localidade.

Alcides Favaretto é proprietário de um dos pesqueiros mais tradicionais da região. Há 21 anos, ele construiu os primeiros tanques e, hoje, afirma que muita coisa mudou no distrito desde aquela época. “O Barreiro mudou de ‘status’. Antigamente, gente com carro novo não vinha até aqui. Hoje, vem pessoas de todas as classes. Nos finais de semana, centenas de pessoas vem ao distrito para pescar, comer e se divertir”.
O crescimento do “Barreiro” se reflete no próprio pesqueiro, que ganhou novos tanques ao longo destes anos. Mas o principal avanço foi a fábrica de compotas e conservas, uma produção que já dura 11 anos e conta com 54 variedades. “A culinária aqui no Barreiro é muito rica. Temos uma grande produção de alimentos, de maneira tradicional e que precisa ser explorada e incentivada”, diz Favaretto.

Imagem ilustrativa da imagem Turismo rural se consolida no ‘Barreiro’

O potencial turístico da localidade ganhou força recentemente, com a pavimentação dos cinco quilômetros que separam o distrito do Contorno Norte de Apucarana. A obra, finalizada há menos de dois meses, já contribui para o aumento de turistas. “Algumas melhorias ainda são necessárias. Mas não há como negar que a obra nos ajudou muito. Pelas contas que fizemos, a média de gastos por cliente aumentou 25% depois da pavimentação”, conta o proprietário do pesqueiro.

Turistas que já estavam habituados à região aprovaram a nova estrada, como a esteticista araponguense Ângela Berbert. “Sempre venho ao Barreiro, gosto muito dos pesqueiros. Quase toda semana estou por aqui. Acredito que a localidade tem um potencial imenso para crescer porque, além do lugar ser muito bonito, tem uma cultura muito forte. E as melhorias feitas na estrada só contribuem para este avanço”, diz.
É o mesmo pensamento de Rita Ramiro, empresária também de Arapongas. “Sou muito favorável ao turismo rural. Acho que as pessoas precisam entrar em contato com a natureza com maior frequência. O Barreiro, neste sentido, é perfeito. O potencial a ser explorado é enorme”, destaca.

Imagem ilustrativa da imagem Turismo rural se consolida no ‘Barreiro’


A obra foi executada em parceria da prefeitura com o Governo do Paraná, em um investimento de cerca de R$ 1,2 milhão, sendo R$ 120 mil de contrapartida municipal. A nova estrada facilita o acesso não apenas ao distrito, como também às inúmeras chácaras de lazer da região, alugadas aos finais de semana para famílias e amigos se divertirem, bem como as festas tradicionais da localidade. A região também contempla o turismo religioso, como o Parque da Redenção, que atualmente passa por reformas.
A atual prosperidade do Barreiro anima os moradores, como a auxiliar de enfermagem Janislei Castilho. “Eu e meu marido pretendemos montar um pesqueiro. Estamos estudando a possibilidade. O Barreiro já foi muito forte há anos atrás. Mas, com o declínio do café, muita gente foi embora. Penso que o turismo rural é o caminho para voltar a gerar renda e trazer riqueza ao distrito”.