CIDADES

min de leitura - #

UBSs abrem amanhã para público feminino

DA REDAÇÃO

| Edição de 09 de outubro de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Dezessete Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Apucarana vão abrir amanhã das 8 às 13 horas realizando vários atendimentos voltados ao público feminino. A ação faz parte da campanha Outubro Rosa.

A oferta de serviços pode variar de UBS para UBS, mas todas realizarão o exame preventivo do câncer do colo do útero e farão encaminhamento para mamografia. O atendimento em dia e horário especial nas UBSs é a estratégia encontrada pela Autarquia Municipal de Saúde para dar oportunidade a mais para as mulheres cuidarem da saúde.
O mutirão de preventivo e encaminhamento para mamografia que vinha acontecendo de forma ininterrupta nos últimos anos não pode ser realizado devido à pandemia. O protocolo de prevenção da Covid-19 recomenda distanciamento social e evitar aglomeração. 
“Neste sábado, teremos boa parte das UBS atendendo, mas no dia 31 de outubro a mobilização em torno dos atendimentos vão acontecer em todas as nossas UBSs. Será um grande dia voltado à prevenção e aos cuidados da saúde das apucaranenses”, afirma o prefeito Junior da Femac. 
O diretor-presidente da AMS, Roberto Kaneta, destaca que a programação do “Outubro Rosa” está sendo realizada visando à segurança das mulheres atendidas e também dos profissionais de saúde. “Apucarana tem se destacado no nível de conscientização sobre os protocolos de enfrentamento ao coronavírus e, com relação à campanha do Outubro Rosa, não será diferente. A programação é desenvolvida tomando todos os cuidados, como o distanciamento social, uso da máscara e do álcool gel”, observa Kaneta.  
A programação do Outubro Rosa tem garantido as mulheres atendimentos também à noite. Cada UBS tem seu cronograma dos atendimentos noturnos que estão sendo amplamente divulgado nos seus respectivos bairros de atuação. 

UBSS
Vão funcionar amanhã as UBSs dos Jardins Interlagos, das Flores, Trabalhista, Ponta Grossa, América, Colonial, distrito do Pirapó, Sumatra, Vila Nova, Dom Romeu, Afonso Camargo, Centro, Vila Reis, Aclimação, Parigot de Souza, João Paulo e Jaboti.