CIDADES

min de leitura - #

UBSs abrem para vacina neste sábado

DA REDAÇÃO

| Edição de 17 de outubro de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Neste sábado, unidades de saúde de toda região estarão abertas para o Dia D das campanhas nacionais da Multivacinação e contra a Poliomielite. Em Apucarana, os pais e responsáveis podem levar suas crianças para vacinar em uma das 26 UBSs da cidade, no período de 8 horas às 16h30. A vacina contra a poliomielite é dirigida a crianças de 12 meses a menores de 5 anos de idade. Esta vacina é oral, com a aplicação de duas gotas em cada criança. 

Já a Campanha de Multivacinação visa à atualização da caderneta de vacinação das crianças e adolescentes. “A multivacinação é de forma seletiva, já que só irão tomar as vacinas crianças e adolescentes que ainda faltam completar as doses”, informa o diretor presidente da AMS, Roberto Kaneta.
Em Arapongas, as vacinas serão ofertadas no 18 Horas do Flamingos; 18 Horas do Palmares; 18 Horas Petrópolis; Jaime de Lima e UBS Primavera, das 8 as às 16 horas. Será necessária a apresentação da Carteirinha de Vacinação, Cartão SUS e uso obrigatório de máscara.

IVAIPORÃ
Em Ivaiporã, as ações serão realizadas simultaneamente no Centro Municipal de Saúde, e em todas as UBSs: São Luiz, São Francisco, Monte Castelo; Vila João XXII; Alto Porã; Jacutinga; Santa Barbara; Vila Rural. Das 8 às 16 horas nas UBSs da zona rural e até as 17 horas nos postos da cidade. 
“Todas essas crianças acima de 5 anos nós vamos olhar a carteirinha e ver se alguma vacina está atrasada. Porque o calendário muda todo ano e as vezes os pais ficam perdidos. Nós tivemos este ano a introdução da vacina meningocócica CWY (meningite) então tem bastante criança na faixa etária que não recebeu essa vacina”, afirma  a enfermeira Nilza Fernandes,  do Departamento Municipal de Saúde.