CIDADES

min de leitura - #

UBSs da região recebem selo de qualidade

Renan Vallim

| Edição de 10 de março de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Municípios da 16ª Regional de Saúde (RS) de Apucarana receberam Certificação de Qualidade em suas unidades de saúde durante cerimônia oficial na tarde de ontem. Ao todo, 23 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos municípios de Arapongas, Faxinal, Jandaia do Sul, Apucarana, Mauá da Serra, Rio Bom, Novo Itacolomi e Kaloré receberam o reconhecimento. Foram 21 selos Bronze e dois selos Prata.

Imagem ilustrativa da imagem UBSs da região recebem selo de qualidade


Receberam os selos Bronze quatro unidades de Apucarana, uma de Rio Bom, uma de Mauá da Serra, uma de Faxinal, seis de Arapongas e seis de Jandaia do Sul. Duas UBSs conquistaram o selo Prata, sendo uma de Karolé e uma de Novo Itacolomi.
A entrega de selos da 16ª RS aconteceu no salão nobre do Clube 28 de Janeiro, em Apucarana, com a presença do secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto. “Faço questão de participar, sempre que possível, de eventos como esse, pois a atenção primária é o primeiro contato que a maioria dos cidadãos tem com a saúde pública e esse trabalho deve ser organizado, qualificado e humanizado”, destacou o secretário.
Ele destacou o desempenho dos agentes de saúde. “Nada aconteceria sem a dedicação de todos que trabalham nestas UBSs, que encararam o desafio de buscar este selo, de fazer mais e fazer melhor. E é isso que o Selo representa, o bom trabalho realizado por essas equipes. Já caminhamos bastante, mas ainda temos muito a fazer”, disse Caputo.
Implantada em 2014, a iniciativa dos Selos de Qualidade nas UBSs do Estado já está presente em 312 municípios, beneficiando 902 postos de saúde. Através de uma metodologia baseada no conceito de tutoria APSUS, técnicos da Secretaria de Estado da Saúde acompanham, orientam e prestam consultoria às equipes das unidades que aderem ao projeto.
O processo de avaliação da tutoria verifica o cumprimento de mais de 100 itens de qualidade para a obtenção dos selos. Equipes das regionais de saúde visitam as unidades para avaliar os serviços e embasar a oferta dos selos em três modalidades: Bronze, Prata e Ouro, que variam de acordo com o grau de cumprimento dos requisitos preestabelecidos na ferramenta de avaliação.
O prefeito de Apucarana, Beto Preto (PSD), destacou que a premiação é um reconhecimento dos profissionais de saúde. “Tenho certeza que esse trabalho de qualificação que está sendo feito no estado do Paraná tende a buscar cada vez mais espaço. Hoje Apucarana participa deste evento com a conquista de quatro selos bronze, mas não vamos medir esforços para que essa qualificação certificada chegue a todas nossas unidades de saúde”, afirmou.
Caputo Neto entregou ainda dois veículos: um para o Hemonúcleo de Apucarana e outro para o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ivaí e Região (Cisvir).

Hospital ganha convênio para ampliações
No evento, o secretário de Saúde ainda confirmou que o Governo do Estado irá assinar o convênio com o Hospital da Providência, de Apucarana, para que seja realizada uma reforma e ampliação da unidade. As verbas serão utilizadas para construir o terceiro pavimento no hospital, para onde serão transferidos todos os serviços realizados no Hospital Materno Infantil atualmente.
O convênio deverá ser assinado em três semanas, mas o valor ainda não foi divulgado. Caputo Neto chegou a visitar o local em 2016 e se comprometeu a disponibilizar todo o montante necessário para a obra, na época orçada em aproximadamente R$ 11 milhões.
O novo andar, com 2,4 mil m², contará com quartos, uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) neonatal, enfermaria, centros obstétrico e pediátrico, entre outros serviços voltados para bebês e crianças. A nova ala terá acesso individual e ficará isolada do restante do hospital.