CIDADES

min de leitura - #

Última etapa da reforma do ‘Fênix’ é iniciada

Da Redação

| Edição de 05 de junho de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Com prazo de seis meses para serem concluídas, tiveram início nesta semana as obras de reforma do Edifício Fênix, prédio anexo ao Cine Teatro Fênix. O investimento, autorizado pelo prefeito Júnior da Femac, vai possibilitar a finalização de um centro cultural para abrigar as atividades desenvolvidas pela Secretaria Municipal da Promoção Artística, Cultural e Turística de Apucarana (Promatur). 

Somente a Escola Municipal de Artes, que vai ocupar o primeiro andar, reúne mais de mil alunos em aulas de música, dança e teatro. “Com o término da reforma, vamos instalar um museu no segundo andar, salas multiuso no terceiro piso e uma sala panorâmica no telhado/terraço. Nossa banda municipal finalmente vai ter um local definitivo para poder ensaiar”, comemora professora Maria Agar Borba, secretária da Promatur e fiscal do contrato com a empreiteira. 
Ela destaca que a conclusão do complexo, que já é chamado de “Centro Cultural Fênix” é um sonho de todo setor cultural da cidade. “Um sonho acalentado pela gestão Beto Preto/Júnior da Femac que desde o início luta para a chegada deste momento, que agora está muito próximo de acontecer. Tenho acompanhado de perto a obra e vejo que a empresa trouxe uma equipe muito responsável, cuidadosa e compromissada”, relata professora Maria Agar. 
As intervenções para conclusão do centro cultural envolvem a reforma de uma área de 1.226,09 metros quadrados, com melhorias na cobertura, forro e telhado, implantação de instalações elétricas e hidráulicas, da rede lógica e de telefonia, revestimentos, rede de esgoto e águas pluviais, banheiros, sistema de iluminação, esquadrias e pintura de todos os andares. 
“Será feita reforma de todo madeiramento (vigas de sustentação), além da substituição de todas as telhas”, relata Herivelto Moreno, secretário Municipal de Obras. A empresa vencedora da licitação e responsável pela obra é a Maxxi Engenharia, de Mauá da Serra. 
Por ser uma obra histórica, datada da década de 50, as melhorias estão sendo feitas respeitando o projeto original. “Este momento é fruto de planejamento da gestão Beto Preto, que permite colocarmos dinheiro economizado em obras para a população de Apucarana. Essa reforma é um exemplo, quando lançamos a licitação o recurso para sua execução já estava guardado”, pontuou o prefeito Júnior da Femac, assinalando que a licitação foi feita antes do início da pandemia do novo coronavírus. “Atualmente nossa prioridade é a preservação de vidas, coordenando as ações necessárias para evitar a disseminação da doença”, diz o prefeito.
REVITALIZAÇÃO
Ele lembra que recentemente, com investimentos na ordem de R$300 mil, foi concluída a fachada do Edifício Fênix, com instalação de janelas em esquadria de alumínio e realização de todo o acabamento externo necessário, bem como realizadas melhorias na parte da cobertura/terraço e limpeza geral no interior do edifício. “Outro investimento feito pela gestão Beto Preto no Cine Teatro Fênix também foi a reforma das 492 poltronas da sala de espetáculos”, cita Júnior.