CIDADES

min de leitura - #

UM JARDINEIRO FIEL

DA REDAÇÃO

| Edição de 26 de fevereiro de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Sabe aquele espaço esquecido, abandonado, tomado pelo mato que tanto incomoda? Em Apucarana, um aposentado mudou a realidade do bairro em que vive. Faustino Pereira da Silva tem 87 anos e mora do Núcleo Osmar Guaracy Freire, onde  está mudando a paisagem do bairro. 

O que antes era só matagal e mal tinha espaço para duas pessoas caminharem na calçada agora é um lugar cuidado e bonito. A transformação aconteceu graças ao idoso, que esbanja disposição e perdeu as contas de quantas árvores e plantas já cultivou no espaço. 
“Eu comecei a cuidar do lugar porque o matagal estava tomando conta de tudo, e isso estava trazendo bichos para o bairro além de ser perigoso. E eu gosto de mexer com a terra, além do mais tudo que planto lá eu consumo e divido com quem quiser, ” explicou.
Ele fez toda a jardinagem do terreno que fica logo na entrada do núcleo. O aposentado se dedica a cuidar do espaço, na área de domínio da ferrovia, há mais de 10 anos. Faustino carpiu, plantou grama, flores e árvores ornamentais e também frutíferas como bananeiras, coqueiros, e até um pé de caju. 
Segundo Patrícia da Silveira, moradora do bairro, ele pega a carriola, as ferramentas, faz todo o trabalho e depois volta para a casa. “Devagar ele foi organizando o cantinho sem pedir licença e sem incomodar ninguém”, disse. 
A comunidade agradece, pois a região se tornou mais bonita e também segura. “É muito agradável de passar pela entrada do bairro. Em meio a tanta notícia ruim que recebemos, ver o Sr. Faustino, já aposentado, se dedicando em colorir nosso caminho, é algo abençoado”, explicou Patrícia da Silveira.
Além do jardim, Faustino também tem uma horta comunitária logo abaixo da casa dele, em um terreno abandonado, onde planta vários tipos verduras, que são distribuídas aos  moradores do bairro.