COLUNAS

min de leitura - #

Uma ameaça às eleições

Editoria de Política

| Edição de 21 de junho de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A produção e a divulgação de notícias falsas, as chamadas fake news, podem colocar em risco o processo democrático, a ponto de resultarem na anulação de algum pleito, caso tenham influenciado significativamente o resultado final. A afirmação foi feita ontem, em Brasília, pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luiz Fux. “Estamos chegando às eleições, com voto livre, inclusive da desinformação. As fake news poluem o ambiente democrático, com o candidato revelando sua ira contra o outro, em vez de suas próprias qualidades”, disse Fux. Segundo ele, há inclusive a “possibilidade de anulação do pleito, se o resultado das eleições for fruto dessas notícias falsas”. Para evitar esse tipo de situação, o TSE vai atuar “mais preventivamente do que punitivamente”, disse o presidente do tribunal, após ressaltar que o TSE terá uma atuação relevante no sentido de punir quem divulgar esse tipo de notícia.

Nova direção O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral elegeu, na noite de anteontem, a ministra Rosa Weber como sucessora do ministro Luiz Fux na presidência da Corte. Ela assume o cargo a partir de meados de agosto próximo. Na mesma sessão, o ministro Luís Roberto Barroso foi eleito para o cargo de vice-presidente. Rosa presidirá o TSE durante as eleições deste ano. 

Desafio O mandato de Rosa Weber irá até 25 de maio de 2020, quando finaliza seu segundo biênio como integrante efetiva da Corte. Rosa Weber falou sobre a importância de presidir o TSE na atual conjuntura. “Eu sei da enorme responsabilidade que me aguarda neste ano de 2018, em que o País se encontra em meio a uma disputa tão acirrada, com tantas divisões”, disse.

Poim na direção Na condição de vice-presidente, o vereador Francilei Preto Godoi “Poim” (PSB) presidiu a última sessão extraordinária da Câmara de Apucarana ontem à tarde. O presidente Mauro Bertoli (DEM) estava em viagem à Capital do Estado. Como a segunda secretária Márcia Sousa (PSD) também estava ausente, Marcos da Vila Reis (PSD) assumiu esta função.

Parlamento A vereadora Márcia Sousa não participou da sessão ontem porque foi a Curitiba tratar junto ao Tribunal Regional Eleitoral do Paraná do processo de diplomação dos vereadores que serão eleitos para o Parlamento Jovem de Apucarana. A eleição será no próximo dia 26 nas escolas estaduais Osmar Guaraci Freire, José de Anchieta e Polivalente.

Aprovados Na sessão extraordinária de ontem à tarde da Câmara de Apucarana, vereadores aprovaram todos os projetos de lei que estavam na pauta, a exemplo do que aconteceu nas duas sessões anteriores. O projeto que prorroga prazo até junho de 2019 para permissionários continuarem no terminal urbano foi aprovado por 8 votos a 0.
Fábrica da Poty O prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre da Silva (PSC), acompanhado do apresentador Ratinho, esteve visitando segunda-feira a fábrica de bebidas Poty, em Potirendaba-SP. Ele foi recebido pelo diretor presidente José Luiz Franzotti. A empresa oferece no mercado mais de 80 produtos entre refrigerantes, sucos e água e atua nos estados de São Paulo, Minas e Mato Grosso do Sul.

Convite O prefeito Sérgio Onofre convidou o José Luiz Franzotti para conhecer Arapongas e disponibilizou o município para futuros investimentos da Poty. “Quem sabe podemos ter uma empresa como esta instalada em Arapongas gerando emprego e renda”, afirma Sérgio Onofre, que considera importante a implantação de um novo ramo empresarial em Arapongas.

Mudanças O pré-candidato ao governo do Estado, Osmar Dias (PDT), tem se reunido semanalmente com sua equipe técnica para elaboração do plano de governo a ser apresentado durante a campanha eleitoral. Ele diz que quer uma proposta totalmente diferente do atual governo e que quer ser uma opção ao eleitorado para mudanças no Paraná. “Quero ter um projeto inovador”, diz.

Reuniões O pré-candidato ao governo Ratinho Júnior (PSC) tem se reunido com moradores dos bairros de Curitiba e região metropolitana. Um dos principais temas em discussão tem sido a falta de segurança pública. Para Ratinho Júnior, o combate à violência se faz com a presença policial nas ruas e uso de tecnologia, que ele coloca no seu projeto “Muralha”.

Delações  O STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu ontem que a Polícia Federal e as polícias civis estaduais podem firmar acordos de delação premiada com investigados, mesmo sem a anuência do Ministério Público - 8 dos 11 ministros votaram nesse sentido. Na ocasião, porém, não ficaram definidos os limites da atuação dos delegados. 

Vapt Vupt

Municípios do Vale do Ivaí estão investindo o que podem no setor de saúde visando atender melhor a população.           
Para ampliar os serviços de saúde, prefeitos estão contando, em sua maioria, com recursos do governo do Estado.           
Prefeitos aproveitaram a reunião da Amuvi ontem, em Curitiba, para visitar secretarias e órgãos estaduais.         
Governos estaduais e federais não poderão liberar recursos aos municípios nos três meses antes da eleição.