CIDADES

min de leitura - #

UMA MEDALHA que entra para história

DA REDAÇÃO

| Edição de 07 de setembro de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Aos 23 anos: o atleta apucaranense Giovane Vieira de Paula fez história e conquistou a segunda colocação na prova de canoagem va’a individual 200 metros (m) classe VL3 em Tóquio. Em 52s148 de prova, realizada no final da noite da última sexta-feira (3), o jovem conseguiu o que nenhum esportista da cidade alcançou representando o Brasil.

Como todo atleta paralímpico, chegar ao pódio é apenas um dos desafios enfrentados. 
Antes de virar esportista, Giovane sofreu um acidente, que provocou a amputação de uma perna. Pantera Negra, como é mais conhecido, entretanto, sempre se destacou no esporte. Ele começou no atletismo, no arremesso de peso, depois seguiu para a natação, esporte que lhe rendeu seis medalhas de ouro na modalidade. Após muito destaque em competições esportivas, ele resolveu mudar e, com incentivo da família e amigos, começou a praticar a paracanoagem. 
O professor Rogério de Oliveira Costa, que dá aulas de natação no Country de Apucarana e teve Giovane como aluno por seis anos, conta que a emoção foi grande ao ver seu amigo conquistando a medalha de prata, representando o Brasil. “Quando estava assistindo ele, quase enfartei. Vendo ele pela televisão passa um filme na cabeça, sabendo de toda a trajetória, de tudo o que passou. Era atleta de natação, desistiu da modalidade, mas felizmente conheceu a canoagem”, diz.
Na prova em Tóquio, o australiano Curtis McGrath foi o campeão com 50s537. 
Mesmo medalhista, o apucaranense não irá descansar. Na noite de segunda-feira (6), o atleta chegou ao Qatar onde disputa a primeira etapa do Mundial de Paracanoagem, nas modalidades 200m no caiaque e 200m na canoa. A competição acontece no próximo final de semana. Ao final do mês, volta a Apucarana, mas em outubro já tem a próxima fase do torneio, que será em Copenhage, na Dinamarca.