CIDADES

min de leitura - #

Unespar cede acervo para compor Museu Municipal

Da Redação

| Edição de 24 de novembro de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Um termo de cessão assinado recém-assinado garante ao Município de Apucarana parte do acervo do Museu Davi Carneiro, que estava de posse da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). O material que foi selecionado começa a ser transferido nos próximos dias para o Cine Teatro Fênix, onde passará a compor o acervo do Museu Municipal de Apucarana que funcionará no local.
O documento foi assinado pelo prefeito de Apucarana, Junior da Femac, e pelo diretor-geral do Campus de Apucarana da Unespar, professor Daniel Fernando Matheus Gomes. “Queremos que Apucarana tenha condição de celebrar a sua história de uma cidade vencedora, demonstrando através deste acervo esta bonita trajetória de Apucarana que, com menos de 80 anos, é referência em diversas áreas”, salienta Junior da Femac.
O prefeito lembra que a reforma do prédio onde está localizado o Cine Teatro Fênix está sendo finalizada e o segundo andar foi reservado para abrigar o Museu Municipal de Apucarana. “A maior parte do acervo será composto pelas peças que receberemos do Museu Davi Carneiro da Unespar, mas teremos também peças que virão de outros museus”, observa Junior da Femac.
Mário Felipe, coordenador municipal de Turismo, lembra que a cessão de parte do acervo é resultado de um diálogo mantido com a direção da Unespar, desde o mês de agosto. “Como o acervo do Museu Davi Carneiro é muito grande, uma equipe da Promatur já fez uma seleção das peças que serão transferidas. Foram escolhidos os materiais que retratam os principais momentos da história da nossa cidade”, reitera Mário Felipe.
De acordo com a professora Maria Agar, secretária da Promatur, a transferência dos bens culturais é aguardada com muita expectativa. “A cessão de parte deste acervo, que estava inativo, é um grande reforço de preservação da memória da nossa cidade. O espaço que abrigará o Museu Municipal já foi preparado e está apto para receber as peças”, afirma Maria Agar.
Conforme a secretária da Promatur, entre os materiais que serão transferidos estão ferramentas utilizadas pelos pioneiros, as primeiras placas de ruas que foram confeccionadas e artefatos indígenas, além de máquinas de escrever e os primeiros computadores utilizados pela Unespar/Fecea.