CIDADES

min de leitura - #

Unidade móvel fornece carnês do IPTU

Da redação

| Edição de 23 de março de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.


A Prefeitura de Apucarana colocou para rodar ontem uma unidade móvel para prestar atendimento relativo ao Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). No furgão que vai percorrer os bairros, o contribuinte poderá acessar serviços como a impressão da segunda via do carnê do tributo. Outra alternativa para contribuinte é um posto avançado de atendimento, que está funcionando no Centro de Informações Turísticas (CIT), localizado na Praça Valmor dos Santos Giavarina.

Imagem ilustrativa da imagem Unidade móvel fornece carnês do IPTU


O serviço, que é uma parceria entre as secretarias municipais de Fazenda e de Gestão Pública, visa facilitar a vida do contribuinte. “O veículo foi adesivado e poderá ser facilmente identificado. A iniciativa está chamando a atenção. Assim que visualizam a unidade móvel, as pessoas vêm em busca de informações”, pontua Sueli Aparecida de Freitas Pereira, superintendente municipal de Tributação. 
Já o posto avançado de atendimento é destinado aos contribuintes que estão na área central, seja a compras, a trabalho ou na rede bancária. “Quem já está no centro para outros afazeres poderá aproveitar também para tratar do IPTU, sem precisar se deslocar até a Prefeitura”, observa.
Tanto a unidade móvel quanto o posto avançado são serviços rápidos, focados na segunda via do IPTU. “Se o carnê do IPTU porventura não chegou na casa do contribuinte, ele poderá acessar um desses serviços e imprimir as guias”, exemplifica, acrescentando que o carnê quando não chega na residência é pela falta de atualização do cadastro imobiliário ou por inconsistências nas informações fornecidas. 
Para acessar o serviço itinerante ou o posto avançado, o contribuinte deverá preferencialmente apresentar o carnê antigo. “Caso ele não tenha em mãos, ele deverá informar corretamente o nome do proprietário e o nome da rua. Com essas informações, conseguiremos localizar o imóvel através de um programa de geoprocessamento”, explica Sueli.
De acordo com ela, essas são mais duas alternativas de atendimento tendo em vista à proximidade do vencimento da taxa. “Tanto para quem optar pela cota única com desconto de 5%, quanto para o parcelamento, o vencimento é dia 10 de abril”, lembra a superintendente municipal de Tributação.