OPINIÃO

min de leitura - #

Usar o 13º salário de forma consciente

Por Cleberson Pinheiro, contador e professor universitário

| Edição de 13 de novembro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Você já tem planos para o 13º salário, e sabe como usá-lo de forma consciente, como um verdadeiro benefício? De acordo com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), cerca de 81 milhões de brasileiros com carteira assinada receberão o rendimento extra entre novembro e dezembro. A expectativa é que isto promova uma injeção de R$ 214,6 bilhões de reais na economia brasileira. Todavia, nem todas as pessoas sabem que o benefício pode ajudá-los a organizar suas finanças para o próximo ano.

Instituído e garantido por lei, o 13º salário é pago em duas parcelas, sendo que a primeira deve ser paga até o dia 30 de novembro, e corresponde a 50% da remuneração do trabalhador, enquanto a segunda parcela deve ser paga até o dia 20 de dezembro, e nela são pagos os 50% restante. Os valores geralmente chegam em boa hora, já que é período de festas, viagens e presentes, mas antes de sair gastando livremente é importante estabelecer metas e prioridades.
A primeira dica para usar o dinheiro de forma consciente é focar no pagamento das dívidas. Se o trabalhador está em uma situação de endividamento, ele deve aproveitar para negociar o saldo devedor com os credores e pagá-lo. Na maioria das vezes, os juros que a pessoa está pagando são superiores às oportunidades que ela teria de investimento para o dinheiro. Com as contas em dia, e a mente mais tranquila, o valor que antes era usado em juros, poderá ser investido.
Em segundo lugar, a palavra de ordem é reservar. É preciso se planejar para as despesas do início de ano, como IPVA/IPTU, material escolar, entre outras, que costumam bagunçar o orçamento. Além disto, existem as eventualidades da vida que podem surpreender qualquer um durante o ano, podendo gerar despesas extraordinárias, e será necessário subsidiá-las de alguma forma.
Na hora de fazer essa reserva, a dica é escolher o investimento de acordo com o tempo que o trabalhador precisará do dinheiro. Se ela usará o valor em prazo curto, o ideal são as opções de maior liquidez como poupança e CDB’s, por exemplo, que são aqueles títulos privados de renda fixa. Se não há previsão de prazo curto para uso do dinheiro, uma boa escolha são os investimentos em tesouro direto, fundos de ações, fundos imobiliários, e muitos outros, que têm uma rentabilidade maior e mais atrativa.
Por fim, vale observar que o 13º salário também sofre descontos do INSS, que geralmente são debitados apenas na segunda parcela. Neste sentido, todos devem ter em mente, que o valor a ser recebido em dezembro será menor que o valor pago em novembro. Portanto, o conselho é: evitem erros, gastem seus benefícios com consciência, e lembrem-se que ele pode ser um grande aliado para garantir uma vida financeira e saudável em 2020.