ESPECIAIS

min de leitura - #

Use e abuse dos tapetes para ‘vestir’ a casa

Da redação

| Edição de 19 de março de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Eles tornam o ambiente mais aconchegante, minimizam barulho, dão uma mão e tanto na decoração e podem ser facilmente mudados de local. Estamos falando do tapete, um item essencial na decoração, principalmente quando o clima começa a dar uma refrescada.

Imagem ilustrativa da imagem Use e abuse dos tapetes para ‘vestir’ a casa

Com uma enorme possibilidade de tramas, materiais, tamanhos e cores, muita gente tem dificuldade na hora de combinar o tapete com a decoração. Algumas dicas podem ajudar.
Uma dica importante é deixar o tapete como o último detalhe a ser escolhido. Assim, é possível analisar bem o projeto e não cometer excessos. Por exemplo, se o sofá for colorido ou estampado, prefira peças neutras e lisas, e vice-versa. Uma dica que sempre dá certo é usar apostar em sobretons ou na mesma família de cores.
De outro lado, caso a ideia seja valorizar um tapete - há peças que são verdadeiras obras de arte, caso dos tapetes orientais e indígenas, o processo é inverno e o projeto pode começar a partir dele.
O tapete combina com todos os tipos de piso, com exceção do revestimento com carpete, onde é possível dispensar o tapete.
Quem quer colocar mais de um tapete no mesmo ambiente deve ficar atento. Se uma das opções for estampada, invista em outras mais discretas.
As peças devem seguir a mesma gama de tons do restante da decoração.
Em relação ao tipo de tapete algumas regras ajudam. Tapetes peludos são apostas aconchegantes para sala de estar ou de home theater. Além de aconchego, as peças funcionam como isolamento acústico.
Em relação ao material, as opções de fibras sintéticas são as mais resistentes à limpeza e efeito do tempo. Contudo, os tapetes de fibras vegetais naturais são mais refrescantes.
A solução para casas com crianças e animais de estimação é tapete escuro, que disfarça melhor possíveis sujeiras.
Casas com idosos pedem cuidados extras com tapetes. Para que não tropecem e caiam, cole fitas adesivas antiderrapantes embaixo deles. Essa alternativa ainda mantém as peças sempre alinhadas.
Em relação à colocação, o tapete deve ficar com as pontas embaixo do sofá. Caso contrário, dá a impressão que optou por um de tamanho inadequado. Deixe uma parte do piso à mostra, como uma moldura.