COLUNAS

min de leitura - #

Uvepar agradece Beto Preto

Editoria de Política

| Edição de 06 de dezembro de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Uvepar agradece Beto Preto 
O presidente da união dos Vereadores do Paraná (Uvepar), Júlio Cesar Makuch, visitou no final da tarde de ontem o prefeito de Apucarana e presidente da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi), Beto Preto (PSD). Ele veio agradecer pessoalmente pela recente palestra ministrada pelo prefeito de Apucarana no 1º Congresso Interestadual de União e Fortalecimento da Vereança, realizado em Curitiba. No evento, conforme lembrou Makuch, Beto Preto apresentou alguns dos programas instituídos em Apucarana e que são considerados boas práticas de gestão pública. “Em pesquisa de aferição das palestras pelos vereadores, secretários municipais, prefeitos e vice-prefeitos, a palestra ministrada por Beto Preto foi avaliada como sendo uma das melhores no congresso”, destacou Júlio Makuch.

Sem discussão Em sessão extraordinária realizada ontem à tarde, a Câmara de Apucarana votou em poucos minutos dez projetos de lei já em segunda discussão. Vereadores evitaram maiores comentários sobre as matérias. Entre os projetos, destaque para os que tratam da Política Municipal de Saneamento Básico e resíduos sólidos.

Compostagem Nesta sexta-feira, os vereadores de Apucarana farão uma visita à Casa de Misericórdia local. Eles vão conhecer um projeto de compostagem de lixo orgânico desenvolvido por aquela entidade. O convite para esta visita, que será às 14 horas, foi feita pelo vereador Luciano Molina (Rede).

Obra de asfalto O prefeito de Ivaiporã, Miguel Amaral (PSDB), assina amanhã a ordem de serviço para pavimentação asfáltica da estrada do Ouro Verde, numa extensão de 5,8 km. Ato será às 11 horas, no Scaramal Eventos, com a presença do deputado Ademar Traiano (PSDB) e do chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni.

Ano melhor Prefeitos do Vale acreditam que 2018 será um ano melhor para os municípios. Segundo alguns deles, o primeiro ano de mandato sempre é mais difícil do ponto de vista financeiro e porque é um ano de planejamento e de encaminhamento de projetos. A partir de agora o momento será de colher frutos.

Festividade O prefeito de Marilândia do Sul, Aquiles Takeda (PV), se diz contente com o sucesso da Festa da Produção realizada no último final de semana em comemoração aos 65 anos de emancipação política do município. Ele assegura que, além de recorde de público, tudo transcorreu conforme planejado.
Mesada a Souza Em depoimento à Justiça Federal, o veterinário Flávio Cassou, que trabalhou no frigorífico Seara (da JBS), acusou o deputado federal Sérgio Souza (PMDB) de receber mesada  mensal de R$ 20 mil do esquema descoberto pela Operação Carne Fraca, que investiga esquema de corrupção envolvendo frigoríficos e fiscais do Ministério da Agricultura.

Deputado nega A assessoria de Sérgio Souza afirmou, em nota, que “as informações passadas por este cidadão (Flávio Cassou) são totalmente falsas”. “Nunca mantive contato com nenhum executivo da JBS. Também nunca recebi nenhum valor desse senhor nem mesmo doação da empresa JBS”, alegou o parlamentar paranaense. 

Sem garantia I O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse ontem que rejeita a ideia do Palácio do Planalto de colocar a reforma da Previdência em votação sem garantia de vitória. “Se não tiver voto, melhor não votar”, disse Maia sobre a intenção do governo de pautar a PEC com menos de 308 votos, o mínimo necessário para aprovar a proposta.

Sem garantia II Mais cedo, em reunião com aliados, o presidente Michel Temer decidiu reduzir o piso e esperar contabilizar ao menos 290 votos favoráveis. O deputado Rodrigo Maia disse que isso gera uma expectativa de derrota, o que é uma sinalização negativa para o mercado. “Não vou votar com expectativa de derrota, apenas para ter uma data”, disse o presidente da Câmara.

Ação Civil Ministério Público Federal do Rio entrou com uma ação civil pública por improbidade administrativa contra o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega e a ex-presidente da Petrobras Graça Foster. Motivo foi a condução da política de preços da gasolina e do diesel em detrimento do interesse da própria companhia. Os valores foram utilizados para controlar a inflação em 2013 e 2014.

Vapt Vupt

Prefeitos estão na expectativa do recurso extra do FPM que será creditado hoje para os municípios.    
Até ontem as prefeituras ainda não tinham um cálculo exato dos valores do FPM extra, apenas estimativas.
Maioria das prefeituras da região pretende atender ao público até o próximo dia 20.                  
Depois desta data, servidores municipais entram em férias coletivas, mantendo apenas serviços essenciais.