CIDADES

min de leitura - #

Vacina contra gripe encerra na sexta

Da redação

| Edição de 13 de junho de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

 três dias do fim da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe e com índice de imunização de 83,1% do seu público-alvo de 38.857 pessoas, a Autarquia Municipal de Saúde (AMS), de Apucarana, lança um apelo à população para se vacinar até próxima sexta-feira. Para alcançar a meta de imunização de 90% falta vacinar cerca de 2,6 mil pessoas. 

“Temos o objetivo de alcançar pelo menos 90% de cobertura vacinal. A prevenção é sempre um grande investimento no cuidado da saúde e neste caso não é diferente. Busquem as unidades de saúde e se protejam contra o vírus da gripe que pode causar problemas graves de saúde e até a morte”, alerta o prefeito Beto Preto.
Em Apucarana, as crianças se mantém como o grupo com menor cobertura, com 61,5%, seguido das gestantes e portadores de doenças crônicas, que alcançaram 78,4%. Dos demais grupos, idosos e trabalhadores de saúde ultrapassam a meta com índices de 94% de imunização. Outros grupos, como professores (85,3%) e puérperas (86,1%) estão próximos da meta de 90%.
O diretor presidente da AMS, Roberto Kaneta, reforça o alerta lembrando que a gripe já causou 15 óbitos no Paraná neste ano. Os grupos prioritários são formados pessoas que são mais vulneráveis a adquirir a gripe e sua evolução para condições de saúde mais graves. “As crianças de 6 meses a 5 anos (4 anos 11 meses e 29 dias) se enquadram neste contexto e mesmo assim são as que registram menor índice de cobertura vacinal, de apenas 61,5%”, observa Roberto Kaneta.
A vacina contra gripe está disponível em 23 UBSs, entre 8 horas e 16h30. A Casa da Gestante também oferece a imunização para seu público alvo.

ARAPONGAS
Em Arapongas, através da Secretaria de Saúde também reforça o alerta para que a população procure os postos. No município vizinho, o grupo das crianças também está com baixa adesão, com índice de 62,14% de vacinação.
" Reiteramos o pedido, em especial para as gestantes e também aos pais para que levem as crianças, de 6 meses a menores de 5 anos. Prevenir é sempre o melhor remédio", diz a coordenadora do setor de imunização, Graziela Stefanuto.
Em Arapongas, o grupo dos trabalhadores de saúde e puérperas ultrapassaram o teto previsto com índices acima de 100% da previsão, seguidos de e professores(99,27%),  idosos  (93,75%) e gestantes(92,66%).