Cidades

Vacinação conta aftosa é prorrogada

| Edição de



A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), prorrogou a etapa de novembro de 2018 da campanha de vacinação contra febre aftosa até dia 10 de dezembro. A Portaria nº 300 de 2018, que informa a extensão do prazo, foi publicada ontem.
O principal motivo foi o reduzido estoque de vacina nas revendas do Estado, o que pode comprometer o índice de vacinação. O Ministério da Agricultura informou o envio de 8.081.730 de doses para o Paraná, que somadas ao estoque existente no Estado seriam insuficientes para a vacinação obrigatória nesta etapa, estimada em 9,2 milhões de bovídeos.
Na etapa da campanha de novembro, que iniciou dia 1º, é obrigatória a vacinação e a sua comprovação para bovídeos de todas as idades. 
A principal razão para extensão do prazo foi a mudança na formulação da vacina, que, de trivalente, com vírus A, O e C, passou a ser bivalente, apenas com cepas dos vírus A e O, na dose de 5ml. Nas próximas campanhas em todo o Brasil será usada a mesma vacina bivalente, porém na dose de 2 ml. Com isso, as revendas estão com estpoques baixos.