CIDADES

min de leitura - #

Vacinação contra gripe começa amanhã

Da redação

| Edição de 16 de abril de 2017 | Atualizado em 15 de abril de 2017

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Começa amanhã a campanha de vacinação contra a gripe. Em todo Paraná, a meta é vacinar 3,1 milhões de pessoas. De janeiro a 5 de abril, data do último boletim publicado pela Secretaria de Estado da Saúde, doze casos de gripe já foram registrados, com uma morte confirmada. A vacina imuniza contra os vírus H1N1, H3N2 e Influenza B.

Imagem ilustrativa da imagem Vacinação contra gripe começa amanhã

Em Apucarana, segundo a Autarquia Municipal de Saúde (AMS) de Apucarana, a meta é vacinar 37.492 pessoas e tem como novidade inclusão dos professores de escolas públicas e privadas entre os grupos prioritários. Os idosos continuam responsáveis pelo maior número da cobertura vacinal, no total de 15.227, seguidos dos portadores de doenças crônicas e condições especiais, que somam 11.247 pessoas no município.
A imunização segue até 26 de maio e as doses contra estarão disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) que possuem sala de vacina, de segunda a sexta-feira, entre 8 e 16 horas. Já no dia “D” da campanha, marcado para 13 de maio, um sábado, o atendimento encerrará às 17 horas. Das 28 UBS de Apucarana, a vacina só não estará disponível nas unidades do Núcleo Habitacional Marcos Freire, Jardim Vale Verde, Jardim Milani; Vila Apucaraninha, Recanto do Lago e Núcleo Habitacional Castelo Branco.
Neste ano, a Como já vinha acontecendo nas edições anteriores, os grupos prioritários são: idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a 4 anos (11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias pós-parto), povos indígenas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, trabalhador de saúde dos serviços públicos e privados; pessoas de 5 a 59 anos portadoras de doenças crônicas e professores (ver box).

VACINA
A vacina contra gripe reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza. A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da OMS.
É importante lembrar que, mesmo pessoas vacinadas, ao apresentarem os sintomas da gripe - especialmente se são integrantes de grupos mais vulneráveis às complicações - devem procurar, imediatamente, o médico. Os sintomas da gripe são: febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.

Professores devem apresentar declaração

A inovação neste ano fica por conta do fato de a cobertura vacinal passar a abranger professores ativos de escolas públicas e privadas (ensino infantil, fundamental, médio e ensino superior).

As pessoas de 5 a 59 anos portadoras de doenças crônicas e condições especiais devem apresentar prescrição médica/receita de uso contínuo.

Os professores, por sua vez, devem procurar as UBS’s munidos de uma declaração que garante o direito a imunização. O modelo da declaração será distribuído pelo setor de epidemiologia da AMS no Núcleo Regional de Educação e na Autarquia Municipal de Educação para seu devido preenchimento e distribuição individual aos educadores.

Os estabelecimentos de ensino da rede privada devem retirar essa declaração no setor de epidemiologia da AMS, localizado na Rua Clotário Portugal, 760. Os professores devem apresentar um documento de identificação com foto junto com a declaração da instituição de ensino em que trabalha no momento da vacinação