COLUNAS

min de leitura - #

Valorização dos servidores

Editoria de Política

| Edição de 16 de fevereiro de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Ao oficializar na sexta-feira em 6% o reajuste salarial dos mais de 3 mil servidores públicos municipais, um índice considerado bom num momento em que a economia do País ainda tenta se reeguer, o prefeito de Apucarana, Júnior da Femac (PDT), está demonstrando a eficiência da administração municipal na gestão dos recursos humanos, iniciada com o ex-prefeito Beto Preto em 2013. Não é qualquer prefeitura que consegue dar um aumento como este para o funcionalismo. A maioria reclama da baixa arrecadação ou que os gastos com pessoal estão extrapolando os limites estabelecidos pela lei fiscal. Ao contrário, a Prefeitura de Apucarana mantém os gastos com a folha de pagamento no limite médio de 43% da receita corrente líquida, quando o limite prudencial é de 51,3% e o máximo de 54%.

Dívidas O prefeito Junior da Femac lembrar que, em gestões anteriores à de Beto Preto, o funcionalismo municipal de Apucarana enfrentava muitos problemas, inclusive com atraso de salários e não recolhimento de INSS e FGTS. Por muitos anos, conforme assinala, servidores tinham que ingressar na Justiça para ter direito à licença-prêmio, o que não acontece mais. “Em nossa gestão e na gestão do Beto Preto, os servidores municipais são respeitados e valorizados”, diz o prefeito.

Ordinária A Câmara de Apucarana realiza nesta segunda-feira, às 16 horas, a sua sessão ordinária. Da pauta de votação constam apenas um projeto de lei do vereador José Airton Deco de Araújo (PL) e dois requerimentos do vereador Lucas Leugi (Rede). Deco defende novas regras a serem cumpridas pela Copel antes de cortar energia elétrica de uma família por causa de conta de luz em atraso. Seu projeto já foi aprovado em primeira votação.

Pedidos Já o vereador Lucas Leugi pede à direção da Viação Apucarana Ltda (Val) ônibus extras em horário de pico nas linhas dos residenciais Sumatra I e II, Jaçanã e Jardim Colonial. Já para a Secretaria Estadual da Educação o vereador pede informações sobre a colocação de detectores de metais nos portões das escolas estaduais e sobre a implantação do projeto Escola Segura em Apucarana.

Extraordinária O presidente da Câmara de Apucarana, vereador Luciano Augusto Molina Ferreira (Rede), deverá convocar sessões extraordinárias nesta semana. O objetivo é votar em tempo hábil o projeto de lei a ser encaminhado pelo prefeito Junior da Femac que concede aumento salarial de 6% para os mais de 3 mil servidores públicos municipais. O reajuste tem que entrar na folha de pagamento de fevereiro.
Pré-candidata Cumprindo já seu quarto mandato na Câmara de Kaloré, a vereadora Rita de Cássia Mercúrio (PSD), a Ritinha, salienta que neste ano será candidata a prefeita. Ritinha é da base aliada do prefeito Washington Luiz da Silva (PSD), que está no segundo mandato consecutivo e, portanto, está fora da disputa. Além dela, também são pré-candidatos a prefeito o atual vice Edmilson Stencil e o ex-vereador Décio Bocchio.

Van para Rio Bom O vereador de Rio Bom Genésio Norbiatto (PSD), e o secretário de Obras, Idair Batista, estiveram nesta semana com o deputado Cobra Repórter (PSD) e já saíram de lá com uma boa notícia: o deputado está destinando para a cidade uma van para o transporte de pacientes. As lideranças ainda solicitaram a Cobra Repórter um caminhão basculante para dar suporte às atividades da prefeitura.

Regularização Os cidadãos que tiveram o título de eleitor cancelado têm até o dia 6 de maio para regularizar a situação. Após o prazo, quem não estiver em dia com o documento não poderá votar nas eleições municipais de outubro, quando serão eleitos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores nos 5.568 municípios do país. Em todo o Brasil, 2,4 milhões de eleitores tiveram os títulos cancelados porque deixaram de votar nas três últimas eleições e não justificaram.

Providências Para regularizar o título de eleitor, o cidadão deve comparecer ao cartório eleitoral próximo a sua residência, preencher o Requerimento de Alistamento Eleitoral (RAE) e apresentar um documento oficial com foto. Além disso, será cobrada uma multa de R$ 3,51 por turno que o eleitor deixou de comparecer. O prazo para fazer a solicitação termina no dia 6 de maio, último dia para emissão do título e alteração de domicílio eleitoral antes das eleições.

Vapt Vupt

O ônibus do futuro partido Aliança pelo Brasil continua percorrendo municípios da região em busca de apoiadores.                   
Na última quinta-feira, o ônibus esteve em Cambira, onde colheu assinaturas de apoio á criação do partido.         
O Aliança pelo Brasil é o novo partido que está sendo criado por iniciativa do presidente Jair Bolsonaro.             
Caso consiga registro junto à Justiça Eleitoral em tempo hábil, o partido vai disputar as eleições deste ano.