CIDADES

min de leitura - #

​ Vanzeiros aderem Tarifa Zero em Apucarana

Da redação

| Edição de 20 de julho de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O vereador Lucas Leugi reuniu-se na tarde de ontem com vanzeiros que transportam alunos diariamente no trecho Apucarana/Londrina. Em pauta,  a redução ou isenção da tarifa de pedágio. No início desta semana, o vereador e o prefeito Beto Preto deram início ao Movimento Tarifa Zero. 

Imagem ilustrativa da imagem ​  Vanzeiros aderem Tarifa Zero em Apucarana
Motoristas foram recebidos pelo vereador Lucas Leugi, que encabeça movimento na Câmara | Foto: Divulgação

Enquanto o prefeito oficializou o pedido do benefício ao diretor-presidente da Viapar, José Camilo Teixeira Carvalho, para discutir a inclusão de categorias de usuários de Apucarana na política de redução da tarifa na praça de pedágio da BR 369, localizada em Arapongas, já praticada pela concessionária em benefício de municípios vizinhos, o vereador Lucas Leugi deu início as reuniões com representantes de categorias que utilizam a praça de pedágio.
“Vieram representantes de diversas empresas de vans que fazem o transporte de alunos de Apucarana para Londrina. “Ouvimos as reivindicações e os problemas que os motoristas das categorias enfrentam dia e vamos procurar colocar para a concessionária: como as más condições das estradas no trecho, apesar da alta tarifa cobrada”, comenta. 
Segundo o vereador, motoristas que transportam alunos das cidades de Cornélio Procópio, Uraí, Assaí, Santa Mariana, São Jerônimo da Serra, Bandeirantes e Jataizinho para a cidade de Londrina ou tem isenção ou redução de até 50% no valor. “Por que então só Apucarana não terá esse benefício?”, questiona. 
Lucas explica que após as reuniões, o próximo passo será a elaboração e envio de um requerimento a concessionária solicitando a vinda de representantes da Viapar para conversarem com os vereadores para que expliquem o porquê de Apucarana não ser beneficiada com a isenção ou redução das taxas de pedágio. 
Representando os vanzeiros presentes na reunião, Anderson Moreira Lemos, da empresa Valente Tur, diz que a categoria aprova a iniciativa. “O valor cobrado atualmente é um absurdo em relação a outros estados, e com isso, se conseguirmos o desconto ou a redução do valor, poderemos retribuir aos estudantes adquirindo novos carros e proporcionando mais conforto e segurança aos alunos”, explica.