COLUNAS

min de leitura - #

Verba para o Cisvir

Editoria de Política

| Edição de 11 de dezembro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

 
O prefeito de Apucarana, Junior da Femac (PDT), e o prefeito de Marilândia do Sul e presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ivaí e Região (Cisvir), Aquiles Takeda Filho (PV), estarão hoje em Curitiba, em audiência com o governador Ratinho Junior (PSD) e o secretário estadual da Saúde, Beto Preto. Na oportunidade, serão liberados os recursos para ampliação da sede do Consórcio. O novo bloco do terá área de 1.200m², com um investimento de R$ 3,5 milhões. Os projetos arquitetônico, estrutural, elétrico, hidráulico e de prevenção de incêndio foram elaborados pela Prefeitura de Apucarana, por meio da Secretaria de Obras e do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan). Todos os projetos já haviam recebido parecer favorável da equipe técnica da Sesa. Agora a Prefeitura de Apucarana irá licitar a contratação da construtora.

Investimentos Além do Cisvir, o secretário estadual da Saúde, Beto Preto, e o governador Ratinho Junior vão liberar hoje recursos para cerca de 300 municípios do Paraná, num volume total de R$ 168 milhões. De acordo com o secretário, este é um dos maiores volumes de recursos que estão sendo liberados pela sua pasta no decorrer deste ano. Solenidade será às 10h30 no Palácio Iguaçu.

Aproximação “Os votos dados pelos vereadores Rodolfo Mota (PSD) e Professor Édson (Cidadania), em favor da aprovação das contas do ex-prefeito João Carlos de Oliveira (PTB) demonstraram de maneira inequívoca uma manobra de aproximação política. A afirmação foi feita pelo vereador Lucas Leugi (Rede), após a reprovação das contas do ex-prefeito, referentes aos anos de 2009, 2010 e 2012. “Ao que tudo indica, estarão juntos na eleição do próximo ano”, frisou Leugi. 

Voto responsável Na sua justificativa de voto, Lucas Leugi disse que foi uma decisão muito tranquila e responsável. “O ex-prefeito sempre disse na sua propaganda de gestão e também na campanha política que as contas estavam em dia. Ocorre que nos três anos suas contas foram deficitárias, deixando de pagar encargos sociais, fornecedores e gerando muitos precatórios”, argumentou o vereador, reprovando a conduta do ex-prefeito. 

Mérito A Câmara de Vereadores de Apucarana fará sessão solene nesta quinta-feira, às 19h30, no plenário do Legislativo. Na oportunidade será entregue o Diploma de Mérito em Tarefas Comunitárias ao Movimento Renovação Carismática Católica de Apucarana. A honraria é do vereador Antônio Marques da Silva (PSD), o Marcos da Vila Reis. Evento terá a presença de muitas lideranças religiosas ligadas ao movimento.
Dia sem carro A Câmara de Arapongas aprovou na sessão de segunda-feira, em primeira discussão, projeto de lei do vereador Reivaldo dos Santos (PTB), que cria o Dia Municipal sem Carro em Arapongas. Segundo ele, ideia é fazer com que as pessoas cuidem mais da saúde, fazendo caminhada, e também em defesa da natureza e do meio ambiente. O vereador observa que o dia sem carro já existe em diversos países e várias cidades do Brasil.

Relatório do Jacovós Os deputados que integram a CPI da JMK, que apura possíveis irregularidades no contrato de gestão da frota de veículos do Governo do Paraná, se reuniram ontem para votar o relatório final dos trabalhos, apresentado pelo deputado Delegado Jacovós (PL). Mas, em comum acordo com o presidente da Comissão, deputado Soldado Fruet (PROS), a votação foi adiada para a próxima semana para melhor análise. 

Andamento Para o relator da CPI da JMK, deputado Delegado Jacovós, mais uma semana não atrapalhará o andamento dos trabalhos da comissão. Ele acredita que na próxima segunda-feira o relatório final, com algumas sugestões que deverão ser apresentadas pelos deputados, seja votado. Os deputados têm até sexta-feira (13) para apresentar as emendas. A próxima reunião ficou agendada para a segunda-feira.

Pezão solto Por três votos a zero, a Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) mandou soltar ontem o ex-governador do Rio de Janeiro Luiz Fernando Pezão. Dois dos cinco ministros da turma não votaram porque se declararam impedidos. Pezão está preso no Batalhão Especial Prisional (BEP), em Niterói, desde novembro do ano passado, quando ainda era governador. Ele é réu na Operação Lava Jato no Rio de Janeiro, acusado de integrar esquema de corrupção.

Vapt Vupt

As eleições municipais do ano que vem já movimentam prefeitos e vereadores em toda a região.             
A maioria procura se acomodar em algum partido político ideal para disputar algum cargo em 2020.           
A troca-troca de partidos já começou e deve perdurar pelo menos até abril, seis meses antes do pleito.           
Ex-prefeitos que tiveram contas reprovadas pela câmara de vereadores podem ficar impedidos de concorrer.