POLÍTICA

min de leitura - #

Vereador cobra eliminador de ar nos canos de água

Edison Costa

| Edição de 06 de fevereiro de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O vereador Lucas Ortiz Leugi (Rede) está cobrando da Sanepar o cumprimento de uma lei sua aprovada no ano passado que obriga a empresa a instalar equipamento eliminador de ar na tubulação do sistema de abastecimento de água do município de Apucarana. Segundo ele, moradores de vários bairros da cidade estão reclamando que, em vez de água, sai apenas ar nos canos de ligação com a rede distribuidora. Enquanto isso, o valor da conta de água só aumenta.

Imagem ilustrativa da imagem Vereador cobra eliminador de ar nos canos de água


“Nós não podemos aceitar uma situação como esta. As famílias pagam para ter água tratada em suas casas, não ar. Da mesma forma, não podem arcar com custos desta conta”, assinala.
O vereador diz que já cobrou o cumprimento desta lei em ocasiões anteriores, porém a empresa teria alegado que não pode cumprir. “Se não houver uma solução, vou conversar com demais vereadores para ver que medida tomar”, declara.
Pelo projeto de Lucas Leugi, a empresa responsável pelo abastecimento de água em Apucarana fica obrigada a instalar ou permitir que seja instalado na tubulação de água ou encanamento que antecede os hidrômetros de seus imóveis o equipamento eliminador de água. O equipamento deve estar de acordo com as normas do Inmetro.
Cabe ao consumidor manifestar à empresa interesse em instalar o equipamento, serviço que pode ser feito tanto pela Sanepar como pela fabricante ou outra empresa terceirizada, ficando as despesas por conta do consumidor. Pela lei, todos os hidrômetros a serem instalados em imóveis novos já devem contar com o equipamento eliminador de água instalado conjuntamente.