COLUNAS

min de leitura - #

Vereador como fiscal

Editoria de Política

| Edição de 23 de junho de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O papel dos vereadores no processo de fiscalização do município foi destacado pelo presidente do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), conselheiro Durval Amaral, no 1° Congresso Interestadual de União e Fortalecimento da Vereança, que é realizado em Curitiba e termina hoje. Durval lembrou que iniciou sua vida pública como vereador, em Cambé, quando os mandatos nem eram remunerados, e conquistou, depois, seis mandatos de deputado estadual. “Mas nenhum mandato contribuiu tanto para minha formação pessoal e intelectual como o de vereador. Ele é o mais legítimo representante da sociedade, onde o cidadão busca o socorro num momento de desespero”, disse. Para Durval, os atuais vereadores já estão tomando consciência do novo momento que vive o país e sabem que já não é mais o atendimento a necessidades individuais do eleitor que vai garantir o seu mandato e sim sua conduta como legislador.

Valorizado Ao participar ontem de encontro de prefeitos da Amunop e Amunorpi, em Ribeirão do Pinhal, o secretário Ratinho Junior valorizou o palestrante do dia. “Beto Preto é hoje um dos melhores prefeitos do Brasil, e está repassando aos demais os programas e boas práticas, que lhe renderam uma reeleição com quase 90% dos votos”, discursou o secretário.

Cascavel No próximo dia 7 de julho está agendado um encontro com prefeitos de todos os municípios do Paraná, que têm população inferior a 5 mil habitantes. Será em Cascavel e a convocação já foi feita ontem pelo vice-presidente da AMP e presidente da Amuvi, Beto Preto (PSD). No Estado são 96 municípios nesta faixa populacional.

Extinção Existe um estudo oficial realizado no âmbito do Tribunal de Contas do Estado, que defende a extinção destes municípios. “As entidades municipalistas já estão engajadas no sentido de que esta proposta não prospere”, anuncia Beto Preto, que estará presente em Cascavel, na companhia de prefeitos do Vale do Ivaí. 

Sessão solene A Câmara de Apucarana realiza hoje, às 19h30, sessão solene para entrega do título de Cidadão Honorário ao padre Roberto Carrara, pároco da Catedral. A homenagem é de autoria dos ex-vereadores Júnior da Femac (PDT), Telma Reis (PMDB) e Luiz Brentan (PSDB).

Presença A homenagem ao padre Roberto Carrara será feita no Cine Teatro Fênix, que deverá estar lotado de convidados e outras pessoas da comunidade. Entre os presentes estarão o bispo Dom Celso Marchiori, familiares do homenageado e diversos padres de Apucarana e da região.
Condenado I O juiz da 1ª Vara da Fazenda Pública de Apucarana, Rogério Tragibo de Campos, condenou o ex-vereador e ex-presidente da Câmara, Alcides Ramos Júnior (DEM), e outros a ressarcir ao erário público R$ 1.976,00 referentes a dano por fraudes em lavagem de veículos oficiais.

Condenado II Segundo ação do Ministério Público, em 2012 a Câmara de Apucarana pagou lavagens de veículos de terceiros com notas fiscais contendo dados de carros oficiais. Alcides foi condenado à inelegibilidade por oito anos e pagamento de multa. Até ontem ele disse que não havia sido notificado.   

Falsa contratação O prefeito de Arapongas, Sergio Onofre da Silva (PSC), divulgou ontem em sua conta no Facebook uma nota de esclarecimento sobre uma falsa notícia que tem circulado nas redes sociais sobre supostas contratações que ele estaria fazendo para cargos da Prefeitura de Arapongas.

Estelionatários Na publicação pelas redes sociais, os estelionatários afirmam que há na Prefeitura de Arapongas 276 vagas a serem preenchidas em diversas áreas e pedem que os interessados cliquem na imagem para serem direcionados a um link onde poderão marcar as entrevistas. O prefeito Sérgio Onofre da Silva esclarece que desconhece a origem da publicação.

Viatura O governo do Estado, através da Secretaria de Segurança Pública, liberou mais uma viatura policial para Mauá da Serra. O prefeito Hermes Wicthoff (PTB) esteve em Curitiba no início desta semana para buscar o veículo, viabilizado por intermédio do deputado estadual Pedro Lupion (DEM).

Vapt Vupt

A Câmara dos Deputados estuda projeto para criação da Política Nacional para a População de Rua.          
A preocupação dos parlamentares é quanto o aumento cada vez maior de pessoas que moram as ruas.      
No dia 12 de julho haverá um amplo debate na Câmara Federal para avaliar moradores de rua.        
Em Apucarana e região os andarilhos são em grande número, preocupando poder público e sociedade.