COLUNAS

min de leitura - #

Vestuário com ICMS reduzido

Editoria de Política

| Edição de 08 de janeiro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O prefeito em exercício de Apucarana, Júnior da Femac (PDT), se manifestou otimista ontem ao presenciar o governador Ratinho Junior (PSD) declarar, no Palácio Iguaçu, que está em estudo uma redução da alíquota do ICMS para os setores de vestuário e alimentação. “Trata-se de uma luta encampada pelo Beto Preto e eu, ao lado dos empresários apucaranenses, para que o setor seja contemplado com um ICMS diferenciado e possa ser mais competitivo em relação aos fabricantes de outras unidades da federação”, manifestou Junior da Femac. 

Lembranças Ainda ontem, em Curitiba, no encontro com o superintendente geral do Paraná Cidade, Alvaro Cabrini, Junior da Femac lembrou dos tempos em que ambos trabalharam juntos. “O Cabrini era o presidente do Conselho Regional de Engenharia (CREA) e, ao mesmo tempo, eu presidia a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Apucarana”, recordou, assinalando que “agora ambos têm a oportunidade de atender Apucarana”. 

Com Ulisses Maia O prefeito em exercício Junior da Femac se avistou na tarde de ontem, no Palácio Iguaçu, com o prefeito de Maringá, Ulisses Maia. Ele parabenizou Apucarana pela nomeação de Beto Preto como secretário de Estado da Saúde. Maia recebeu das mãos de Junior um convite para participar da programação comemorativa aos 75 anos de Apucarana.

Férias entre aspas Apesar de ter entrado em férias por trinta dias, a partir desta segunda-feira, o prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre da Silva (PSC), diz que continua trabalhando em busca de recursos e projetos para Arapongas. Ontem, por exemplo, ele teve reuniões no governo do Estado para tratar do contorno leste e da implantação da Escola Militar, dois grandes projetos para este ano.

Com Ratinho Jr. Uma das reuniões do prefeito Sérgio Onofre em Curitiba, ontem, foi diretamente com o governador Ratinho Junior (PSD), com quem tratou da implantação da Escola Militar em Arapongas, que vai funcionar junto com a Guarda Municipal. Com o secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, o prefeito pediu agilidade no projeto do contorno leste de Arapongas.

Segunda sessão A Câmara de Apucarana realizou ontem à tarde a segunda sessão extraordinária para votação e aprovação do projeto de lei do Executivo que destina R$ 1 milhão ao Hospital da Providência, com o auxílio para instalação do aparelho de radioterapia. O hospital esteve representado pelo gerente administrativo, Valdemir Salata, e pelo coordenador de custos, David Brito.

Confiantes Durante a sessão, vereadores manifestaram a confiança de que o prefeito em exercício Júnior da Femac (PDT), que em breve será efetivado oficialmente no cargo, vai realizar um excelente trabalho. “É bom que todos saibam que o Junior da Femac já é nosso prefeito hoje”, disse o vereador Deco, observando que Beto Preto também já é secretário de Estado da Saúde.

Descarte A vereadora Márcia Sousa (PSD) denunciou ontem, na sessão da Câmara de Apucarana, um descarte clandestino de entulhos próximo ao Parque das Aves. Segundo ela, ali estão jogando geladeira, vasos sanitários e até guarda-roupas velhos. Ela lamenta que ainda tem gente na comunidade que não respeita o meio ambiente.

Posse na Amuvi O prefeito de Faxinal, Ylson Cantagallo (MDB), o Galo, toma posse amanhã na presidência da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi), juntamente com demais membros da diretoria. A reunião será a partir das 10 horas, no 40 Country Club de Faxinal. Espera-se a presença dos 26 prefeitos da Amuvi, além de outras lideranças políticas regionais e do Estado.

Aumento do FPM O Tesouro Nacional libera nesta quinta-feira para as prefeituras o primeiro repasse do ano do FPM. Segundo a Confederação Nacional de Municípios (CNM), o montante é 19,87% maior em relação a janeiro do ano passado, sem levar em conta a inflação. Com a inflação o aumento é de 16,05%. A CNM alerta prefeitos que o FPM sofre muitas alterações durante o ano.

Vapt Vupt

O governador Ratinho Junior tem recebido prefeitos de toda a região no Palácio Iguaçu.              
Mesmo estando ocupado com as primeiras medidas de governo, Ratinho Jr. reserva tempo para os prefeitos.  
Na maioria dos casos, prefeitos querem garantir que projetos já encaminhados tenham recursos liberados.
Há uma expectativa na região quanto aos novos chefes das unidades regionais do governo do Estado.