CIDADES

min de leitura - #

Viaduto da Nova Ukrânia tem obra iniciada

Da redação

| Edição de 14 de fevereiro de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.


A CCR Rodonorte iniciou nesta semana a construção do viaduto junto à Rua Nova Ukrânia, na altura da subestação da Copel. Parte do conjunto de obras da duplicação dos 11,8 quilômetros do Contorno Sul de Apucarana, as equipes da concessionária promovem a limpeza do terreno visando as obras de engenharia. O projeto é do mesmo porte da transposição que está sendo executada no acesso à estrada velha para Rio Bom, nas imediações do Residencial Interlagos, cuja ordem de serviço foi dada pela concessionária na semana passada.

Imagem ilustrativa da imagem Viaduto da Nova Ukrânia tem obra iniciada


Detalhes do projeto foram conhecidos ontem pelo prefeito Júnior da Femac através de encontro com o engenheiro civil, Luiz Carlos Fernandes. De acordo com ele, a obra demandou um estudo de viabilidade maior por parte da prefeitura e do DER. “Por isto está sendo autorizada somente agora. Houve uma preocupação muito grande com a questão da segurança, mas agora está tudo certo para sua execução”, informou Fernandes. A projeção é de que o viaduto esteja liberado para o tráfego em 6 a 7 meses. “A transposição se dará por cima, enquanto a via de tráfego principal (rodovia) será por baixo”, explicou o engenheiro da concessionária.
O prefeito Júnior da Femac lembrou que a duplicação do Contorno Sul é fruto da reconquista da força política de Apucarana. “Na época onde houve o anúncio dos cortes de investimentos dentro do contrato de concessão, corremos sérios riscos de perder esta obra. Mas a prefeitura, através do ex-prefeito Beto Preto, lutou para garantir este investimento, que vai mudar para melhor todo panorama desta importante região da cidade”, pontuou o prefeito Júnior da Femac, relatando que o canteiro de obras emprega 340 funcionários. 
Iniciada em agosto de 2018, a duplicação do Contorno Sul é executada em duas etapas. A primeira fase, compreendendo 4,5 quilômetros entre o acesso da cidade nas proximidades do 10º Batalhão da Polícia Militar e a entrada para a estrada velha para Rio Bom, já foi concluída. Além dos dois viadutos - “Nova Ukrânia” e “acesso a estrada velha de Rio Bom” - o projeto contempla ainda uma ponte sobre o Córrego Biguaçu. Com investimento na ordem de R$70 milhões, as obras devem ser concluídas até setembro deste ano, garantindo melhor mobilidade urbana e expansão de investimentos para a região. \

Prolongamento quase concluído
Acompanhado de secretários municipais, o prefeito Júnior da Femac aproveitou o encontro com a equipe de engenharia da Rodonorte para vistoriar as obras de prolongamento da Rua Nova Ukrânia até o contorno. 
De acordo com o cronograma estabelecido, 95% dos serviços previstos já foram executados. “É uma nova avenida, que cria um novo acesso à cidade. Uma via de 12 metros de largura, a mesma dimensão da Avenida Curitiba, com drenagem, meio-fio, bocas de lobo, pavimentação e calçada com acessibilidade”, detalha o prefeito Junior da Femac.
O trecho também está ganhando um moderno sistema de iluminação. O investimento é R$1,5 milhão, com recursos financiados pelo Governo do Estado por meio do Banco Fomento Paraná.