CIDADES

min de leitura - #

Vigilância faz alerta para profissionais de beleza

Da redação

| Edição de 18 de julho de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.


O Departamento de Vigilância Sanitária da Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana realizou ontem uma reunião técnica de orientação voltada a manicures, cabeleireiros, barbeiros, depiladores, maquiadores e outros profissionais de beleza. No encontro, realizado no polo da UAB, levou ao conhecimento dos profissionais as exigências da resolução 700/2013, da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) para desempenho de suas atividades.
As orientações especialmente quanto aos cuidados com a esterilização e a necessidade de uso individual de materiais. Nos casos das manicures foi repassada a exigência do uso equipamento denominado autoclave para esterilizar alicate e espátula de unha, bem como a descarte de lâminas de barbear após o atendimento de cada cliente.

Imagem ilustrativa da imagem Vigilância faz alerta para profissionais de beleza
Profissionais participaram de reunião realizada ontem em Apucarana | Foto: Divulgação


“O papel da vigilância sanitária não é só fiscalizar, mas também de orientar. Estamos promovendo essa reunião de esclarecimento e orientação. Depois, provavelmente a partir de agosto, vamos passar nos estabelecimentos fiscalizando”, afirma a superintendente da Vigilância Sanitária, Thaísa de Oliveira Soithe. 
Thaísa observa que a reunião de visa ajudar os estabelecimentos comerciais a se adequar as normas da resolução da Sesa, buscando a segurança não só os clientes, mas também dos profissionais do setor. “O papel da Vigilância é a prevenção de risco da população, especialmente de doenças”, enfatiza.
A superintendente da Vigilância Sanitária dá como exemplo o recente aumento de casos de hepatite B entre as mulheres no Paraná. “Foi feito um estudo e a principal suspeita é de que a doença foi adquirida através de alicate de unha”, alerta.
Thaísa observa que a equipe da Vigilância Sanitária está à disposição da população para qualquer esclarecimento. (EDITORIA DE CIDADES)