CIDADES

min de leitura - #

VINHO com sabor de APUCARANA

DA REDAÇÃO

| Edição de 25 de outubro de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

No final do ano passado, a serra de Apucarana ganhou a primeira vinícola e, com o empreendimento, uma nova modalidade de turismo, chamada de enoturismo, um segmento que atrai turistas que apreciam o aroma, o sabor e a degustação de vinhos, bem como as tradições e as características das localidades que produzem esse tipo de bebida. O primeiro vinho produzido com uvas da serra de Apucarana será lançado no mês que vem.

A Vinícola Casa Carnasciali, localizada na Rodovia do Milho (PR 170, km 126), foi aberta no final do ano passado. Com o advento do coronavírus, os visitantes devem agendar com antecedência, pois o acesso passou a ser limitado a 100 pessoas por dia. No entanto, já é possível perceber o potencial do empreendimento em atrair o público regional.
A maior parte dos visitantes vem de municípios do Vale do Ivaí e de cidades como Londrina, Maringá, Cianorte, Umuarama, Paranavaí, Pitanga e Ponta Grosa. “Também recebemos turistas do Sul de São Paulo”, afirma o empreendedor Rogério Carnasciali.
O público atraído pela vinícola é formado por pessoas que gostam de gastronomia, de vinhos e de novas experiências. “Na faixa etária de 25 a 65 anos. No entanto, 70% dos visitantes são jovens, na faixa de 25 a 35 anos”, detalha.
Carnasciali conta que as pessoas não vão até a vinícola simplesmente em busca de uma bebida especial. “As pessoas vão apreciar o vinho e todo o entorno. Temos também muitos jardins neste espaço, com orquidário, bromeliário e ainda cerca de mil roseiras”, revela.
Os turistas também podem conferir os vinhedos e a agricultura de precisão praticada no local. “Aplicamos alta tecnologia, com postes especiais que garantem alinhamento e nivelamento, além de todos os cuidados na condução e na colheita. É um lugar para as famílias passarem o dia, andar nos vinhedos e apreciar tudo o que o lugar oferece”, pontua.

TURISMO
O prefeito Junior da Femac afirma que Apucarana já desenvolve outras modalidades de turismo, como o religioso e o rural. “Agora, com empreendimentos deste gênero, Apucarana passou também a desenvolver o enoturismo. A degustação de vinhos tem grande potencial de atrair as pessoas. O enoturismo já está trazendo para Apucarana o público regional e isso deve aumentar com a tendência atual de realizar viagens mais curtas. Os turistas vêm conhecer os vinhedos e tudo o que existe no seu entorno, gastando aqui e alavancando o turismo”, ressalta Junior da Femac.