COLUNAS

min de leitura - #

Vistoria no aeroporto

Editoria de Política

| Edição de 03 de setembro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.


A auditoria do Aeroporto Capitão João Bussi, de Apucarana, por técnicos da Gol Linhas Aéreas e Two Flex Aviação Inteligente, acontece na sexta-feira, a partir das 10 horas. A vistoria de aeroportos das cidades contempladas no Programa Voe Paraná foram iniciadas ontem em Telêmaco Borba e prosseguem hoje em Paranaguá e União da Vitória. A equipe de auditores é integrada pelo gerente de segurança operacional, Rodrigo Édson; auditor William Hitoshi; e pelo supervisor de coordenação Reginaldo Lucena. Eles estarão em Arapongas na sexta-feira, às 8 horas; e em seguida vistoriam o aeroporto de Apucarana. O prefeito Junior da Femac (PDT) diz que a pista acaba de ganhar nova capa asfáltica e sinalização horizontal. “Os voos de Apucarana para Curitiba devem ser iniciados no final de outubro”, lembra o prefeito. 

Parque Galan Em ato previsto para as 16h30 de hoje, o prefeito Junior da Femac assinará a liberação da ordem de serviço para o início das obras de pavimentação asfáltica no Parque Galan. Serão investidos R$ 400 mil para asfaltar cerca de 7 mil metros quadrados. Empresários instalados na região comemoram a conquista, após alguns anos de espera por obras de infraestrutura urbana. Eles consideram uma grande conquista. 

Anuário O deputado federal Filipe Barros (PSL) participou sábado, em Apucarana, do lançamento do anuário Vale do Ivaí e Centro-Norte do Paraná/2019/2020 elaborado pela Tribuna do Norte. A revista traz um perfil econômico, social e turístico dos 26 municípios do Vale do Ivaí, mais Arapongas. Segundo ele, trata-se de trabalho que mostra a importância da Tribuna na imprensa e nas médias regionais.

Filho do Vale Apesar de ter Londrina como sua base eleitoral, onde mora e foi vereador, o deputado Filipe Barros diz que já se sente como um filho do Vale do Ivaí, diante do carinho e do prestígio que vem recebendo das lideranças políticas e comunitárias da região. Na sexta-feira à noite, por exemplo, ele coordenou um encontro regional do PSL em Borrazópolis, onde manifestou sua disposição de trabalhar pela região junto à esfera federal no encaminhamento de projetos.

Momento ímpar Presente no lançamento do anuário regional, sábado em Apucarana, o prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre da Silva (PSC), assinalou que a região está vivendo um momento ímpar, tendo no comando do Paraná o governador Ratinho Junior (PSD), que tem suas raízes na região. Por misso, ele considera necessário que os municípios aproveitem bem este momento deixando o bairrismo de lado e que todos se unam em torno do desenvolvimento regional.
Parceiro O vice-presidente da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi), prefeito Washington Luiz da Silva (PSDB), de Kaloré, compartilha da mesma opinião de Sérgio Onofre no sentido de que a região tem que aproveitar que Ratinho Junior está comando o governo do Estado. “Vamos aproveitar esse momento em que o governador é o nosso maior parceiro e buscar projetos para o desenvolvimento do Vale do Ivaí”, disse o prefeito no lançamento do anuário.

Convocação Atendendo a uma solicitação da vereadora Márcia Souza (PSD), o presidente da Câmara de Apucarana, vereador Luciano Molina (Rede), vai convocar a secretária municipal de Assistência Social, Ana Paula Nazarko, para que compareça à próxima sessão ordinária de segunda-feira. A intenção é ouvir dela explicações sobre a redução de certos atendimentos que eram prestados à comunidade anteriormente e foram suspensos.

Abaixo-assinado Já o vereador José Airton Deco de Araújo (PR) voltou a cobrar do Executivo as obras de alargamento da pista da Avenida Santa Catarina, na altura do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ivaí e Região (Cisvir). Ele pretende entregar um abaixo-assinado com cerca de 200 assinaturas ao secretário de Governo, Laércio de Morais, para ser encaminhado ao prefeito Junior da Femac. Deco diz que muita gente está cobrando dele esta obra.

Governo Bolsonaro Pesquisa nacional feita pelo Datafolha aponta a erosão da popularidade de Jair Bolsonaro (PSL) em pouco menos de dois meses. A reprovação do presidente subiu de 33% para 38% em relação ao levantamento anterior do instituto, feito no início de julho, e diversos indicadores apontam uma deterioração de sua imagem. Foram ouvidas 2.878 pessoas com mais de 16 anos em 175 municípios.

Vapt Vupt

O mês de setembro chegou trazendo uma esperança aos prefeitos do Vale do Ivaí em termos de recursos.
É que neste mês poderá ser creditado nas contas municipais o um por cento do FPM extra aprovado na Câmara.
A maioria dos prefeitos está fazendo caixa para pagamento do 13º salário do funcionalismo no final do ano.
Vale lembrar que, além do 13º, prefeitos também terão que liberar neste ano a folha salarial de dezembro.