COLUNAS

min de leitura - #

Vistoria nos aeroportos

Editoria de Política

| Edição de 15 de agosto de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

 
O prefeito de Apucarana, Junior da Femac (PDT), acompanhado do superintendente do Idepplan, Carlos Mendes, participou de reunião ontem na Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística, para tratar do Programa Voe Paraná. O foco do evento, dirigido pelo secretário Sandro Alex, foi a primeira etapa do programa, que prevê a vistoria de todos os aeroportos das cidades contempladas no programa por técnicos da Gol Linhas Aéreas. “As vistorias começam já na próxima semana”, informou Junior da Femac, citando que “os aeroportos de Apucarana e de Telêmaco Borba tiveram suas estruturas elogiadas pelo secretário Sandro Alex”. As ligações aéreas de Curitiba com Paranaguá, Arapongas, Apucarana, Guarapuava, Campo Mourão, Francisco Beltrão, Paranavaí, Cianorte, Telêmaco Borba, Cornélio Procópio, União da Vitória e Guaíra começam na segunda quinzena de outubro.

Praça Mauá Nesta sexta-feira, no final da tarde, o prefeito Junior da Femac fará a entrega das obras e serviços de revitalização da Praça Mauá e da praça da estação ferroviária, com a presença de pioneiros, autoridades e população em geral. Conforme destaca ele, trata-se do ponto de partida para o desenvolvimento de Apucarana, junto à ferrovia inaugurada em 1942 pelos ingleses da Companhia de Terras Norte do Paraná.

Espaço histórico A Praça Mauá foi inaugurada em 1958, se tornando símbolo da época em que Apucarana já sustentava a condição de polo agrícola no Norte do Paraná. “Este espaço conserva monumentos e homenagens aos pioneiros que vieram de outros estados e aos imigrantes de várias etnias”, argumenta Junior da Femac, justificando a valorização deste espaço histórico de Apucarana. 

Extraordinária A Câmara de Vereadores de Apucarana realiza nesta sexta, às 15 horas, e não hoje, a primeira sessão extraordinária para votação de projetos de lei encaminhados pelo Poder Executivo, entre eles, o que trata da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2020. As demais sessões serão realizadas na próxima segunda e terça-feira, no mesmo horário. O presidente da Câmara, Luciano Molina (Rede), espera contar com todos os vereadores.

Benemérito A Câmara de Vereadores de Apucarana realiza sessão solene nesta quinta-feira, às 19h30, na AFAP (Associação dos Servidores Públicos Municipais de Apucarana). Na oportunidade, será entregue o título de Cidadão Benemérito do Município ao sr. Alfredo José Gomes, mais conhecido por Alfredão, pelos relevantes serviços prestados à comunidade. O projeto foi proposto pelo presidente da Câmara, Luciano Molina.
Tecnologia Miguel Amaral, de Ivaiporã, foi o único prefeito do Paraná presente ontem, em Curitiba, na assinatura de convênio entre a Microsoft e o governo do Estado. O protocolo permite acesso ao software educacional por alunos e professores da rede pública estadual de ensino como ferramenta de aprendizado e capacitação. A área de tecnologia está na mira do prefeito de Ivaiporã, que vem negociando um projeto inovador em todo estado.

Equipamentos Em Arapongas, o prefeito Sérgio Onofre da Silva (PSC) recebeu ontem os equipamentos para implantação aos poucos do Sistema de Georreferenciamento, que vai permitir o cadastramento mobiliário e imobiliário do município. Para o prefeito, trata-se de um avanço tecnológico na modernização dos serviços administrativos da Prefeitura de Arapongas. Os investimentos somam 
R$ 7,2 milhões.

Motocross O prefeito de Faxinal, Ylson Álvaro Cantagallo (MDB), o Gallo, espera cerca de 30 mil pessoas neste final de semana na cidade, para prestigiar a quinta etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross. O evento vai atrair visitantes de diversas partes do País. Segundo Gallo, a Prefeitura e a comunidade de Faxinal estão preparando uma boa recepção a todos os visitantes, de forma que eles se sintam à vontade na cidade. 

Sinalização Os prefeitos de Mauá da Serra, Hermes Witchoff (PTB), e de Rosário do Ivaí, Ilton Kuroda (PSC), devem sanar em breve problemas de sinalização viária em seus municípios. Ambos foram contemplados ontem com recursos do Governo Estadual para estas obras. Eles foram os únicos da região a receberem as verbas, que atendem outros 37 municípios através de R$ 6 milhões.

Vapt Vupt

Maioria das prefeituras da região está procurando modernizar, da forma como podem, o setor administrativo.    
A Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi) pretende auxiliar as prefeituras em diferentes setores.            
Para o presidente da Amuvi, prefeito Ylson Cantagallo, a missão da Amuvi é socorrer pequenas cidades.    
A intenção da Amuvi é colocar técnicos à disposição das prefeituras em áreas contábeis e administrativas.