COLUNAS

min de leitura - #

Vitória municipalista

Editoria de Política

| Edição de 03 de janeiro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Uma vitória para 129 Municípios que poderiam ser prejudicados após a divulgação da estimativa populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O novo ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, em contato por telefone com o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Glademir Aroldi, comunicou na tarde de ontem que o presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), sancionou a proposta que congela os coeficientes do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) até a divulgação do Censo 2020. A CNM comemora a medida e destaca a atuação do governo recém-empossado. A publicação com a sanção no Diário Oficial da União (DOU) está prevista para esta sexta-feira, 4 de janeiro, e atende a pleito municipalista.

Fim do recesso Termina nesta sexta-feira o recesso de final e início de ano na Prefeitura de Arapongas. A folga do funcionalismo público começou no dia 24 de dezembro. A partir de segunda-feira a administração municipal retoma suas atividades normais em todos os setores, conforme estabelecido pelo prefeito Sérgio Onofre da Silva (PSC).

Licença Na próxima segunda-feira, quando os servidores municipais voltam à ativa, o prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre da Silva, entra em férias por um período de trinta dias, a fim de recarregar as energias para 2019. Em seu lugar assume o vice-prefeito Jair Milani (PP), seu antigo companheiro de caminhada política e que vem participando da administração municipal.

Fora da UTI O prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PMN), deixou a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Marcelino Champagnat, na capital paranaense, no fim da manhã de ontem. Ele foi transferido para um quarto e o quadro de saúde continua estável e com boa evolução do procedimento cirúrgico, conforme boletim médico.

Internamento Greca foi internado no dia 28 de dezembro de 2018 com febre e indisposição alimentar. No mesmo dia, ele passou por uma cirurgia de emergência para restaurar parte do intestino delgado, que foi perfurado, além da retirada de uma hérnia, que estava inflamada, conforme o boletim médico. Em vídeo, Greca diz que espera voltar a trabalhar na segunda-feira.

Retirados Retratos oficiais do agora ex-presidente Michel Temer expostos nos gabinetes do Palácio da Presidência começaram a ser retirados ontem das paredes das salas da sede do Executivo federal. As fotografias do emedebista serão substituídas por retratos de Jair Bolsonaro, que tomou posse nesta terça-feira como presidente da República.
Molduras Ontem, um funcionário do Planalto carregou um carrinho lotado de molduras com o retrato oficial de Temer para um depósito do palácio. Bolsonaro deve posar nos próximos dias, no Palácio da Alvorada, para um ensaio fotográfico no qual será produzido o retrato oficial do governo dele. A previsão é de que a foto seja tirada por um servidor da Secretaria de Comunicação.

Cores do sexo Em vídeo que está circulando nas redes sociais, a ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, afirma que o Brasil está em “nova era” em que “menino veste azul e menina veste rosa”. A advogada e pastora evangélica assumiu o ministério na quarta-feira. Em discurso ela afirmou: “O Estado é laico, mas esta ministra é terrivelmente cristã”.

Palocci A juíza federal de Curitiba Gabriela Hardt autorizou o ex-ministro Antonio Palocci, delator da Lava Jato, a viajar para Brasília na semana que vem para prestar depoimento na Operação Greenfield. Deflagrada pela Polícia Federal em 2016, a Greenfield apura fraudes em fundos de pensão vinculados a empresas estatais.

Prisão mantida I A Justiça de Londrina manteve a prisão preventiva – que é por tempo indeterminado – do vereador afastado Rony Alves (PTB), em audiência de custódia realizada ontem, segundo o Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco). Ele foi preso em 22 de dezembro por suspeita de ameaçar uma testemunha da Operação Zona Residencial 3 (ZR3).

Prisão mantida II A Operação Zona Residencial 3 (ZR3) apura um esquema de cobrança de propina para mudanças de zoneamento da área urbana de Londrina. O vereador afastado Rony Alves é réu por organização criminosa e corrupção passiva em um processo decorrente da operação, de acordo com o Gaeco.

Vapt Vupt

A maioria das câmaras de vereadores do Vale do Ivaí entra em 2019 com nova mesa executiva.
Em alguns casos, os novos presidentes de câmara já exerceram a função em outros mandatos.
Alguns prefeitos da região estão aproveitando o recesso para um descanso merecido fora de sua cidade.
Até o dia 20 deste mês as férias coletivas se encerram em todos os municípios da região de Apucarana.