COLUNAS

min de leitura - #

Votação relâmpago

Editoria de Política

| Edição de 13 de setembro de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Comissão especial da Câmara dos Deputados aprovou ontem texto-base de proposta que limita a divulgação de pesquisas eleitorais, amplia os limites para que pessoas físicas possam financiar candidatos e exige a participação das mulheres nas chapas à Presidência, governos estaduais e prefeituras. A votação ocorreu em uma sessão-relâmpago com apenas 18 deputados presentes, o número mínimo para que a reunião começasse. Os deputados aprovaram, por exemplo, a redução do tempo de campanha de 60 para 45 dias, o que favorece os atuais detentores de mandato. A parte da reforma que modifica a Constituição cria mais um fundo público para financiar candidatos, altera o modelo eleitoral do Legislativo para o chamado “distritão”, acaba com as coligações para eleição de deputados e vereadores e cria regras mais rígidas para barrar a proliferação dos partidos nanicos. O relatório amplia o limite para doações de pessoas físicas. Hoje elas só podem direcionar a candidatos até 10% do seu rendimento do ano anterior. O teto vai de 10% do rendimento ou 10 salários mínimos, o que for menor.

Mais obras Uma creche construída em 1975 vai ganhar, ainda neste ano, sua primeira reforma mais ampla. Trata-se da creche da Vila Nova, que já tem 42 anos de uso na região. O anúncio foi feito ontem pelo prefeito Beto Preto (PSD), acrescentando que o prédio terá melhorias em 500 metros e uma ampliação de 180 metros, a um custo estimado de R$ 780 mil.

Ato Do anúncio da obra participaram a secretária de Educação, Marli Fernandes, o presidente da Câmara, Mauro Bertoli, e os vereadores Francilei Poim, Márcia Souza, Gentil e Marcos da Vila Reis. Também prestigiou o evento o ex-secretário de Educação de Apucarana, Sérgio Barroso, que hoje atua em toda a região como advogado. 

Agressivo O ex-vereador e dirigente de equipe de futebol de salão da Vila Apucaraninha, Gilberto Clemente, foi inconveniente e até grosseiro, durante arbitral realizado na Secretaria Municipal de Esportes e Juventude de Apucarana. A secretária Jossuela Pinheiro, ofendida com os gritos e conduta deselegante de Clemente, decidiu encerrar a reunião.

Confusão Temporariamente, a secretária de Esportes decidiu interromper o campeonato de futsal, da primeira divisão. Ela anunciou ainda que o referido campeonato tem a segunda divisão já confirmada. “O arbitral da primeira divisão, ao que parece, teve uma confusão orquestrada e houve desrespeito da parte do dirigente da Vila Apucaraninha”, comentou Jossuela. 

Visita O secretário-chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni, e o secretário da Justiça, Artagão Júnior, estarão em Novo Itacolomi, nesta quinta-feira, para um encontro com o prefeito Moacir Andreola (PSD) e equipe. Reunião será no Centro de Ressocialização e Assistência Social (CRAS), às 15 horas.
Amuvitur A Associação dos Municípios do Vale do Ivaí-Turismo de Natureza e Fé (Amuvitur) vai se reunir em Borrazópolis nesta sexta-feira. Encontro será a partir das 9 horas, na Fazenda Pousada Solar Águas do Ivaí, ocasião em que será apresentado o prato típico do município, com a presença de lideranças políticas.

Curso de agente A Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi) promovem nos próximos dias 21 e 22 o Curso de Formação de Agente Municipalista.  Será a partir das 8h30, na subseção da OAB de Apucarana. Curso reunirá servidores de todo o Estado.

Programação O prefeito de Apucarana e presidente da Amuvi, Beto Preto, convida prefeitos, vereadores, secretários e técnicos dos municípios do Vale do Ivaí para participarem da abertura oficial deste curso de agente municipalista, quinta-feira às 8h30, treinamento que será de grande interesse técnico para as prefeituras.

“Facínoras” I Após conclusão do inquérito no qual a Polícia Federal aponta indícios de que o presidente Temer tinha voz de comando em organização criminosa formada por integrantes do PMDB, a Secretaria de Comunicação Social da Presidência divulgou ontem nota em que afirma que “facínoras roubam do país a verdade” e “bandidos constroem versões” em busca de imunidade ou perdão de crimes.

“Facínoras” II Minutos depois de o comunicado ter sido divulgado por sua assessoria, Temer participou de uma reunião no Planalto com empresários e líderes sindicais. Ao discursar no evento, ele não mencionou a nota e nem mesmo o resultado das investigações da Polícia Federal, limitando-se a explicar que o encontro discutiria ideias sugeridas por centrais sindicais e federações de empresas para incentivar a economia.

Vapt Vupt

O deputado Ratinho Jr., que reassumiu sua cadeira ontem na Assembleia, deverá visitar o Vale do Ivaí em breve.
São vários os prefeitos da região que estariam propensos a apoiar Ratinho Jr. ao governo do Estado.
Têm prefeitos da região que ainda não conseguiram arrumar as finanças deixadas pelos antecessores.
Segundo revelou um prefeito do Vale do Ivaí, para deixar a prefeitura arrumada, vai um ano de mandato.