OPINIÃO

min de leitura - #

Voto é importante para mudar realidade política

Da Redação

| Edição de 17 de abril de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A eleição de outubro será uma das mais importantes desde a redemocratização brasileira. O país vive uma crise política sem precedentes e apenas a escolha de um presidente nas urnas pode estancar esse quadro de insegurança. A corrupção gera revolta, mas somente o voto tem o poder de libertar o Brasil e ajudar a mudar essa realidade.

Por isso, gera preocupação a desmotivação de muitos eleitores. O quadro de polarização – esquerda x direita e petistas x coxinhas – causa incômodo em muitas pessoas. É um grupo grande, silencioso, que não compactua com o ódio político instalado. Muitas dessas pessoas estão desanimadas para a votação de outubro, o que é algo preocupante. Afinal, o voto é a única saída para mudar o quadro atual, com a escolha de candidatos capacitados, sem manchas, e que podem promover mudanças no status quo político. 
Nesse contexto, participar das eleições é imperativo. Em Apucarana, no entanto, muitos eleitores estão em situação irregular. São 15.103 eleitores com títulos cancelados, que precisam procurar o Fórum Eleitoral até 9 de maio caso queiram votar em outubro. 
É um número grande. Na eleição deste ano, serão escolhidos o novo presidente da República, os novos governadores, senadores e deputados (federais e estaduais). 
Após o impeachment de Dilma Rousseff (PT) e os escândalos de corrupção descobertos pela Operação Lava Jato, as eleições precisam ser encaradas como uma grande oportunidade. Os eleitores têm nas mãos a chance de promover uma grande renovação nos quadros políticos ou de manter como representantes apenas aquelas pessoas sem processos e com a “ficha limpa”. Por isso, é preciso participar desse processo. Os cidadãos precisam fazer a sua parte nessa limpeza do Brasil. Não adianta o Ministério Público (MP) e o Judiciário investigarem os crimes, prendendo quem desvia recursos públicos, se o eleitor vota nos políticos corruptos. 
Assim, os milhares de eleitores que não estão aptos a votar devem, antes de tudo, correr para regularizar seus títulos e garantir presença na votação. Depois, o próximo passo, é avaliar corretamente os candidatos e suas propostas, escolhendo o melhor nome para representá-los nos poderes Executivo e Legislativo. Somente assim será possível transformar a realidade do Brasil. Afinal, a sociedade está cansada de corrupção e de escândalos de desvios bilionários de recursos.