COLUNAS

min de leitura - #

Voto impresso

Editoria

| Edição de 13 de fevereiro de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

As eleições gerais de 2018 que vão escolher os próximos presidente da República, governadores, senadores, deputados federais e estaduais será marcada pela volta do voto impresso. A “novidade” foi incluída na minirreforma eleitoral aprovada pelo Congresso em 2015 pelo Congresso e vetada pela então presidente Dilma Rousseff (PT), mas o veto foi derrubado pelos parlamentares. Os defensores da exigência alegam que ela garante que o resultado das eleições seja auditado, o que é inviável no sistema atual, enquanto que os críticos apontam que ela é dispendiosa e ineficiente, trazendo mais problemas do que vantagens. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já está trabalhando para implementar a mudança. As urnas passarão a contar com impressoras, para registrar em papel o voto, que poderá ser visualizado por meio de um visor.

Em Curitiba Nesta terça-feira e amanhã, mesmo em tratamento de grave problema no pé, Beto Preto deverá participar em Curitiba do Encontro Paranaense de Gestores Municipais de Saúde. O evento visa integrar a gestão estadual com as prefeituras. O objetivo é apresentação dos programas do governo Richa na área de saúde. 

Luto oficial I A comunidade de Cruzmaltina está de luto pela morte do ex-prefeito José Maria dos Santos (PSDB), 78 anos, ocorrida na última sexta-feira à noite. Seu corpo foi sepultado às 18 horas de sábado no cemitério municipal. Zé Maria, como era conhecido, morreu em função de uma parada cardiorrespiratória, quando estava em sua casa.

Luto oficial II A prefeita Luciana Bueno (PSDB) decretou luto oficial em Cruzmaltina por três dias. O ex-prefeito Zé Maria (gestão 2013/2016) foi também vice, vereador por três mandatos e duas vezes presidente da Câmara. Nascido em Salinas-MG, ele deixa a esposa dona Glória e nove filhos. Sua morte causou comoção na cidade.

Verba federal O vereador Valdinei Del Grande (PMDB), o Di, de Borrazópolis, anunciou na primeira sessão ordinária da Câmara a liberação de uma emenda no valor de R$ 500 mil ao município, patrocinada pelo deputado federal Reinhold Stephanes (PSD). O recurso é proveniente do Ministério do Esporte, setor onde será investido.

Verba estadual Já o deputado estadual Cobra Repórter (PSD) esteve em Borrazópolis no último final de semana. Ele anunciou ao prefeito Adilson Luchetti (PSB), o Didi, que está colocando no orçamento do Estado uma emenda de R$ 300 mil para o município investir onde achar necessário. Ele indicou que seja na saúde, setor prioritário.
No sufoco O prefeito de Mauá da Serra, Hermes Wicthoff (PTB), diz que passou um sufoco na última semana na tentativa de resolver os problemas mais graves e imediatos do município. Segundo ele, mesmo com muitas pendências foi possível conseguir certidão negativa no Tribunal de Contas do Paraná para formalizar convênios. 

Com prefeitos O secretário estadual da Agricultura, Norberto Ortigara, tem se reunido com prefeitos de todas as regiões para discutir as demandas dos municípios na área rural. Na próxima sexta-feira, por exemplo, Ortigara estará com prefeitos na sede da Associação dos Municípios do Centro do Paraná (Amocentro), em Pitanga.

Com partidos O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, vai se reunir hoje, às 18 horas, com os presidentes dos partidos políticos registrados na Justiça Eleitoral para discutir o cumprimento da Resolução nº 3 do TSE, que trata dos diretórios provisórios. A reunião será na sede do TSE.

Indicação I A apresentação do parecer do senador Eduardo Braga (PMDB-AM) sobre a indicação de Alexandre de Moraes para ocupar a vaga de ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) é o destaque dessa semana do Senado. Braga, que é o relator do processo, já entregou seu relatório na CCJ, que deve dar seu parecer hoje. 

Indicação II Nesta quarta-feira, depois da leitura do relatório, os senadores poderão apresentar um pedido de vista coletivo. Alexandre de Moraes deve ser sabatinado pelos senadores da comissão e, em seguida, terá seu nome avaliado pelo plenário do Senado. A expectativa é que todo o processo se encerre até o dia 22.

Vapt Vupt

Mal assumiram o cargo, já têm prefeitos sendo cobrados para realização de obras no Vale do Ivaí.        
Em alguns municípios, prefeitos pegaram a Prefeitura endividada e com parque rodoviário sucateado.                 Chuvas intensas dos últimos dias continuam danificando estradas rurais em toda a região.          
 Novos prefeitos enfrentam dificuldades para recuperar as estradas e garantir transporte escolar.