OPINIÃO

min de leitura - #

Acesso à Vila Reis precisa ser resolvido na BR-376

Da Redação

| Edição de 13 de novembro de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A duplicação da BR-376 entre Apucarana e Ponta Grossa é fundamental para o desenvolvimento do interior do Estado. As obras avançam em várias frentes. Apesar do progresso que representa, esse empreendimento rodoviário não está imune de algumas polêmicas. Em Apucarana, o ponto mais delicado, sem dúvida, está localizado na Vila Reis. Os moradores daquela localidade reclamam de prejuízos para acessar e deixar o distrito. O problema também atinge os moradores do Jardim Curitiba, que precisam andar até seis quilômetros para fazer o retorno. É preciso diálogo para buscar alternativas para o assunto. É inaceitável que uma obra tão importante tenha um efeito colateral, prejudicando um bairro tão importante de Apucarana, que fica distante da sede da cidade.

Nos últimos dias, a Prefeitura de Apucarana submeteu ao Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) um projeto para a criação de uma rodovia marginal da BR-376. A nova via ligaria o distrito de Vila Reis à entrada de Apucarana, com o objetivo de dar mais segurança e rapidez de locomoção aos moradores da localidade.
A duplicação, como foi feita, acabou prejudicando a população dessa região. Muitos moradores, inclusive, estão acessando à BR-376 pela contramão, colocando suas vidas e de terceiros em risco. É algo preocupante e que exige uma intervenção das autoridades.
Faltou um debate mais aprofundado sobre a duplicação nesses trechos urbanos. A Prefeitura precisou, inclusive, interferir e cobrar a inclusão de trincheiras – em frente ao 30º Batalhão de Infantaria Motorizado, por exemplo – para evitar problemas para empresas na região sul do município. Agora, a administração, na figura do prefeito Beto Preto (PSD), se mobiliza para resolver a questão da Vila Reis.
O projeto de construção da marginal foi elaborado por engenheiros da Secretaria Municipal de Obras, com base em uma estrada de terra que já existe e que liga a Vila Reis ao Jardim Curitiba, e ganharia um prolongamento até a entrada da cidade. 
A duplicação é importante e esperada há décadas. No entanto, não pode se tornar em problema para moradores que vivem em suas margens. Por isso, é fundamental encontrar alternativas para garantir a mobilidade dos moradores da Vila Reis e do Jardim Curitiba. A proposta da nova marginal da BR-376 é bem-vinda e traria uma solução eficaz para esse problema.