OPINIÃO

min de leitura - #

Apucarana faz a diferença com investimentos na educação

Da Redação

| Edição de 18 de janeiro de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Prefeitura de Apucarana vem realizando, nos últimos anos, um grande trabalho na área de educação. A administração municipal ampliou os investimentos para melhorar a estrutura à disposição dos estudantes. As melhorias abrangem desde a reforma e ampliação de escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEis) até o reforço na qualidade da merenda escolar, que hoje serve de modelo para todo Estado. Essa gama de recursos aplicados revitalizou o programa de ensino em tempo integral, garantindo efetividade e qualidade nesse projeto, o que até pouco tempo era apenas discurso político. 

Nos últimos dias, o prefeito Beto Preto (PSD) está anunciando uma série de obras em diversos setores, principalmente na educação, para marcar os 74 anos de emancipação política e administrativa do município. Na quarta-feira, ele assinou ordem de serviço para início das obras de reforma e ampliação do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Maria de Nazaré, no Núcleo Habitacional Castelo Branco. É o 18ª obra em cinco anos da atual gestão. Desde então, já foram reformados e ampliados quinze CMEIs. Outros dois estão com obras de melhorias em execução e mais quatro novas unidades estão em construção no Afonso Camargo, Catuaí, Fariz Gebrim e no Sanches dos Santos. 
Segundo o prefeito, são mais de R$ 12 milhões em reformas, adequações e ampliações, além da construção de novas unidades. É por isso que o município não tem problemas com falta de vagas em creches. 
Além disso, o município está investindo em reformas e ampliações de escolas municipais. Muitas aguardavam há décadas por melhorias, sofrendo com graves problemas estruturais. 
O setor de educação também vem recebendo novos equipamentos e aparelhos eletrônicos. São inúmeras licitações abertas nesse sentido, que revigoraram a infraestrutura dos estabelecimentos de ensino. 
A merenda escolar de Apucarana também é modelo e o trabalho desenvolvido pelo município foi premiado recentemente pelo segundo ano consecutivo pelo Prêmio Sesi ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). A alimentação recebe um cuidado especial. Além de beneficiar as crianças, esse projeto contempla agricultores, já que a maior parte dos alimentos é fornecido por produtores rurais que participam do Programa Terra Forte. 
A educação de Apucarana vem obtendo resultados favoráveis. É claro que o desafio ainda persiste, pois a educação exige investimentos permanentes. No entanto, é preciso destacar o desempenho positivo. A educação de Apucarana vem evoluindo anualmente e os resultados, certamente, serão colhidos no futuro, com formação de adultos mais responsáveis e preparados para as dificuldades da vida