OPINIÃO

min de leitura - #

Apucarana tem novamente representatividade política

Da Redação

| Edição de 01 de fevereiro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Depois de 32 anos, Apucarana voltou a contar com deputados estaduais que moram ou atuam profissionalmente na cidade. Tomaram posse ontem José Aparecido Jacovós (PR) e Arilson Chiorato (PT). Jacovós, que é delegado da Polícia Civil, vinha comandando a 17ª Subdivisão Policial (SDP) e Chiorato trabalhava como assessor de gabinete da ex-senadora Gleisi Hoffmann (PT).

A expectativa da população é muito grande em relação à representatividade política da cidade. O último parlamentar eleito por Apucarana foi o ex-prefeito José Domingos Scarpelini (PSB), que morreu em 2017.
Durante muitas eleições, Apucarana viu cidades de menor porte eleger representantes. Por isso, a responsabilidade de Jacovós e Chiorato é muito grande. Embora o delegado seja natural de Cianorte e more em Sarandi, ele construiu uma trajetória profissional importante na cidade, que o considera como um representante local na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Já Chiorato, que é natural de Mandaguaçu, é casado com uma apucaranense e vive hoje na cidade.
No primeiro momento, o foco de Jacovós será a área de segurança pública, já Chiorato promete discutir no início do seu mandato a situação do pedágio no Paraná.
Os dois novos deputados representam uma conquista para a cidade, que sempre quis muito contar com representantes locais, que vivessem na cidade ou mantivessem uma atuação profissional aqui. O trabalho de representatividade sempre foi ocupado por políticos de outras regiões do Estado.
Agora, os eleitores locais terão contato com os deputados e poderão apresentar suas demandas, assim como as autoridades municipais, que poderão cobrar projetos que beneficiem diretamente o município.
O fato é que Apucarana recuperou seu protagonismo na política, especialmente no âmbito estadual. Além dos dois deputados estaduais, o prefeito licenciado Beto Preto (PSD) é secretário de Estado de Saúde. A representatividade federal é o próximo passo. A expectativa agora é que isso traga resultados objetivos e concretos para Apucarana, que por muitos anos assistiu outros municípios serem contemplados por programas e projetos estaduais, garantindo maior volume de verbas. Que a posse dos novos deputados e também a presença de Beto Preto em Curitiba representem uma nova era para o município.