OPINIÃO

min de leitura - #

É preciso respeitar as regras do Estacionamento Rotativo

Da Redação

| Edição de 08 de fevereiro de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Como o nome já diz, o Estacionamento Rotativo “Zona Azul” foi criado em Apucarana para garantir maior rotatividade de veículos na área central da cidade. O sistema voltou a operar no primeiro semestre de 2017 após ficar desativado por conta da municipalização do serviço. Durante esse período inativo, as reclamações eram frequentes. A maioria dos motoristas exigia a retomada da “Zona Azul” devido à falta de vagas na área central. Muitas pessoas, incluindo comerciantes e funcionários, deixavam seus carros estacionados no centro por horas, prejudicando a rotatividade. 

Quase um ano depois da retomada do serviço, muitos motoristas, no entanto, seguem desrespeitando o sistema, não adquirindo os cartões e parando nas vagas sem pagar. O reflexo é o aumento de multas. As notificações no Estacionamento Rotativo “Zona Azul” aumentaram 12 vezes. Foram 171 multas em 2016 contra 2.084 no ano passado. 
Não deixa de ser contraditório. Muitos dos mesmos motoristas que exigiam providências para melhorar o fluxo de veículos no centro agora desrespeitam o sistema. 
Infelizmente, esse tipo de comportamento é bastante comum. A corrupção é um exemplo. O cidadão reclama dos políticos em Brasília, mas comete desvios de conduta no dia a dia. 
É claro que nos primeiros meses da municipalização, com a mudança no formato do trabalho, houve alguns contratempos. No entanto, agora, a situação foi estabilizada. Há dezenas de pontos de vendas de cartões. Falta boa vontade, em muitos casos, de ficar em dia. 
Agora, a Prefeitura anuncia a contratação de agentes de trânsito. Eles vão substituir os guardas municipais na fiscalização do rotativo. Será um grande avanço. Afinal, hoje, os guardas municipais atuam mais nas notificações. Já os agentes permanecerão nas ruas, uniformizados, e serão um ponto de referência para orientação. Com isso, a expectativa é que ocorra uma redução no número de motoristas multados em Apucarana. 
Na prática, tudo passa por uma questão de educação. A população precisa respeitar as regras para que o funcionamento de um serviço público ocorra dentro do esperado. O Estacionamento Rotativo é um exemplo. Sem esse sistema, Apucarana já presenciou cenas de caos no trânsito da área central, sem vagas de estacionamento e tumulto. É preciso respeito, acima de tudo.