OPINIÃO

min de leitura - #

Escândalo da carne vencida é reflexo da corrupção no País

Da Redação

| Edição de 19 de março de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Gerou perplexidade em todo o país a operação da Polícia Federal (PF) que desvendou um esquema de venda de carnes adulteradas e vencidas. A fraude envolve os principais frigoríficos do país, incluindo marcas famosas, como Friboi, Sadia e Seara. É um verdadeiro escândalo, que joga por terra a credibilidade dessas empresas e prejudica consideravelmente a economia brasileira, pois esses frigoríficos estão entre os principais exportadores e geradores de empregos do Brasil. 

Batizada de ‘Carne Fraca’, a operação mirou na última sexta-feira fiscais agropecuários federais e também funcionários e donos de frigoríficos. Esses servidores públicos do Ministério da Agricultura cobravam propina das empresas para facilitar a liberação de alimentos vencidos e até adulterados para comercialização. 

Foram emitidos 309 mandados judiciais, sendo 27 de prisão preventiva, 11 de prisão temporária, 77 de condução coercitiva e 194 de busca e apreensão em residências e locais de trabalho dos investigados e em empresas supostamente ligadas ao grupo em todo o Brasil. É a maior operação da história da Polícia Federal. As ordens judiciais foram cumpridas nos estados de São Paulo, Distrito Federal, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Goiás. 

Segundo a PF, os frigoríficos investigados usavam produtos químicos - alguns cancerígenos - para “maquiar” carne vencida, injetavam água para aumentar o peso dos produtos e, em alguns casos, foi constatada ainda falta de proteína na carne. 

A situação flagrada na operação representa um grande escândalo. Além da falta de respeito com os consumidores, que consumiram produtos estragados em muitos casos, essas fraudes também colocam em xeque a economia nacional. O segmento de carnes é o terceiro combalido pela corrupção. Depois da construção civil e óleo e gás, impactadas pela Lava Jato, o setor de carnes também agora é atingido em cheio. O reflexo pode ser extremamente danoso para o País. A União Europeia, uma das maiores consumidores dos produtos brasileiros, já convocou uma reunião de emergência. Outros países devem seguir o mesmo caminho, afinal, o Brasil é o segundo maior produtor de carne do mundo. Ou seja, a tendência é de prejuízos na geração de empregos, enfraquecendo esse setor tão importante da economia. É a corrupção causando danos à população brasileira em todos os sentidos.