OPINIÃO

min de leitura - #

Excesso de multas revela falta de educação no trânsito

Da Redação

| Edição de 04 de fevereiro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O número de multas aplicadas no trânsito pela Polícia Militar (PM) de Apucarana e Arapongas no ano passado preocupa. Foram quase 6,6 mil infrações flagradas, uma média diária de 18 notificações. Os números, divulgados pela Tribuna no último domingo (3), mostram a responsabilidade de muitos condutores nos problemas no trânsito.

Os dados são do 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Apucarana e da 7ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) de Arapongas. Embora alto, o número de multas de trânsito em 2018 sofreu uma redução de 1,2% em relação ao ano anterior, quando foram lavrados 6.674 autos de infração nas duas cidades.
Foram 3.659 multas em Apucarana. O estacionamento irregular foi a infração mais cometida pelo motorista apucaranense (488). Em segundo lugar ficou a condução de veículo sem o pagamento do licenciamento obrigatório, com 383 multas. Dirigir sem estar habilitado e não usar o cinto de segurança aparecem logo depois, com 326 e 290 multas, respectivamente. Fechando as cinco principais infrações ficou o avanço do sinal vermelho, com 268 multas.
Em Arapongas, 2.937 multas foram lavradas em 2018. A infração mais cometida na cidade foi conduzir sem licenciamento, com 518 multas, seguido por dirigir sem habilitação, com 361. A PM de Arapongas buscou também multar quem fornece veículo a condutor não habilitado, o que gerou 277 notificações. Não utilizar cinto de segurança e dirigir usando telefone celular completam a lista, com 206 e 125 infrações, respectivamente.
Esse desrespeito à legislação ajuda a explicar a violência no trânsito. No ano passado, o número de mortes aumentou 23,5% em Apucarana e Arapongas. Foram 21 vítimas contra 17 em 2017. A maioria desses acidentes tem relação com a imprudência e a imperícia dos condutores, que abusam da velocidade, ultrapassam em local proibido, não usam cinto de segurança, dirigem falando ao celular, etc.
Sem uma mudança no comportamento dos motoristas, esses acidentes seguirão no trânsito. É preciso mudar de postura e respeitar as regras de trânsito, o que inclui desde manter a documentação em dia, estacionar em local correto até não ultrapassar o sinal vermelho. É fundamental educação em qualquer aspecto no trânsito.