OPINIÃO

min de leitura - #

Golpes pelas redes sociais são motivo de preocupação

Da Redação

| Edição de 18 de maio de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Gera preocupação o grande número de casos de estelionato em Apucarana. Embora alguns golpes tradicionais sigam sendo aplicados, a maioria desses delitos migrou para internet. Por isso, a importância de tomar algumas medidas de proteção nas comunicações com estranhos pelas redes sociais, principalmente pelo Facebook e WhatsApp. 

Os golpes estão cada vez mais complexos e sofisticados. Assim, muitas vítimas acabam ludibriadas e chegam a repassar para os bandidos grandes somas de dinheiro. Um estelionato que fez duas vítimas em Apucarana chamou atenção da Polícia Civil recentemente. O chamado “golpe do amor” gerou prejuízos de R$ 94 mil para duas mulheres da cidade. Nesse caso, os criminosos entraram em contato com as vítimas e, com falsos perfis e promessa de relacionamento, e conseguiram esses valores sem muita dificuldade. Os bandidos foram presos no início deste mês, em São Paulo.
Outra modalidade de golpe cada vez mais frequente envolve um anúncio falso de algum produto na internet. O preço colocado na oferta virtual, geralmente bem abaixo do valor de mercado, atrai as vítimas. Recentemente, um homem de Apucarana foi ludibriado após comprar uma caminhonete pela internet, perdendo mais de R$ 40 mil.
Enfim, esses casos de estelionato somam-se a outros, como o tradicional golpe do bilhete de loteria. Infelizmente, o número de golpistas soltos é grande, até mesmo porque a legislação brasileira é branda na punição desse tipo de delito. Como não é um crime de grande potencial ofensivo, os autores conseguem a liberdade com mais facilidade e, infelizmente, voltam a agir. 
Rever a legislação é importante, mas também é preciso que as pessoas tomem maior cuidado, duvidando de narrativas mirabolantes e também em promessas de facilidade, especialmente no âmbito financeiro. Toda atenção é pouca para não ser “passado para trás” e depois arcar com prejuízos monetários e também emocionais com esses crimes. Afinal, esses delitos acabam afetando a autoestima das vítimas, que sentem-se diminuídas por terem caído em tais golpes. 
No caso de interação ou de negociação, principalmente pela internet, é fundamental buscar comprovar algumas informações. Infelizmente, muitos estelionatários se aproveitam da possibilidade de mentir e criar falsos perfis nas redes sociais para aplicar seus golpes. Portanto, é preciso duvidar sempre.

MAIS LIDAS