OPINIÃO

min de leitura - #

Melhorar a estrutura viária é um desafio permanente

Da Redação

| Edição de 19 de agosto de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Reduzir a violência no trânsito é um desafio na maioria dos municípios, principalmente de porte médio. Com aumento da frota de veículos, é preciso melhorar a sinalização e também investir na conscientização dos motoristas. 

Em Apucarana, a Prefeitura anunciou que vai mapear os pontos mais críticos do trânsito. São 526 acidentes de janeiro até agora, com cinco óbitos. 
É claro que grande parte das ocorrências está relacionada à imprudência. Muitos condutores não respeitam a sinalização e também as leis de trânsito, principalmente dirigindo em alta velocidade ou consumindo bebidas alcoólicas. 
No entanto, há algumas situações que envolvem problemas de estrutura viária, que acabam prejudicando o trânsito e causando acidentes. 
Por isso, a importância desse trabalho anunciado pela Prefeitura. A maioria dos acidentes ocorre na área central da cidade, mas nos últimos anos muitas ocorrências se transferiram para a periferia. Sem tanta fiscalização e maiores problemas de sinalização, alguns acidentes graves, com óbitos, ocorreram no Jardim Ponta Grossa e outros bairros. 
Um dos exemplos de problemas está na Rua Oswaldo Cruz. Um grande trecho dessa via não conta com nenhum semáforo, mas o fluxo de veículos é intenso. Essa rua é utilizada como ligação para a região sul da cidade, além de, ultimamente, passar a concentrar inúmeros bares e estabelecimentos gastronômicos. 
Na semana passada, dois acidentes ocorreram no cruzamento da “Osvaldo Cruz” com a “Gastão Vidigal”. Um carro, inclusive, chegou a invadir um bar. O local é conhecido por moradores e motoristas pelo perigo. A Prefeitura já antecipou que deve propor alguma intervenção viária no trecho. 
O trabalho de análise dos pontos críticos é desempenhado por uma equipe do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan), que tem se deslocado até as ruas mais movimentadas da cidade. Os técnicos do município vão levantar informações relacionadas a fluxo, condição de pavimento e sinalização. 
Esse trabalho é importante. O trânsito é centrado no tripé ser humano, veículo e via/meio ambiente. Quando há falhas em algumas dessas “pontas”, há o risco de acidentes e tragédias. Por isso, a importância de adotar medidas de prevenção. Além de conscientizar os motoristas, é fundamental manter a estrutura viária em dia. Reduzir os acidentes, como todos sabem, deriva de um esforço conjunto.