OPINIÃO

min de leitura - #

Metrópole Paraná Norte tem missão de conectar a região

Da Redação

| Edição de 23 de novembro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O recebimento do Plano Paraná Norte pelo Governo do Estado, ocorrido ontem em Apucarana, é um importante passo para o desenvolvimento integrado dos municípios da região. Apucarana, Arapongas e todo o Vale do Ivaí devem se beneficiar enormemente deste projeto. Um dos principais avanços deve ser a de implementar ligações entre a região e demais regiões do Paraná e também do Brasil.

Após um ano e meio de audiências públicas, discussões e oficinas preparatórias, diagnóstico e propostas, o Plano de Ação da Metrópole Norte do Paraná foi concluído e entregue. O documento, de 200 páginas, aponta estratégias de desenvolvimento da macrorregião Norte composta por quinze cidades no eixo Londrina-Apucarana-Maringá.
Entre as principais propostas elencadas estão o transporte de passageiros em composições ferroviárias (Trem Pé Vermelho), interligando os quinze municípios da região. Outro destaque é a criação de um ramal da Ferrovia Norte Sul, que irá passar próximo a Maringá, permitindo a ligação com as demais cidades do eixo. E ainda a possibilidade de implantação de um aeroporto de cargas na região.
Esta é uma região rica em desenvolvimento econômico, mas que ainda tem dificuldades em escoar a produção e também receber produtos oriundos de outras regiões do estado e do país. O fato de um dos principais focos do documento ser a mobilidade é prova disso. Desta forma, o Plano Paraná Norte deve ser de suma importância, com grandes perspectivas para impulsionar a região a crescer ainda mais.