OPINIÃO

min de leitura - #

Plano de habitação é avanço essencial para Apucarana

Da Redação

| Edição de 22 de janeiro de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A elaboração do Plano Municipal de Habitação de Apucarana é de fundamental importância para o município. Ainda que o déficit habitacional da cidade recuou significativamente nos últimos anos, há ainda um volume considerável de moradias que precisam ser geradas, sobretudo através de parcerias junto aos governos Estadual e Federal. Moradia é um direito fundamental, garantido na Constituição e, por isso, deve estar sempre no ‘radar’ dos administradores públicos.

A cidade de Apucarana tem a partir de agora o Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS). O documento traça um diagnóstico do setor de forma a nortear áreas de expansão, apontando locais e unidades que necessitam de regularização fundiária ou de titularidade.
Ter moradia digna é um direito garantido pela Constituição Federal de 1988. Neste sentido, a Prefeitura de Apucarana acerta em cheio. Ter um local para guardar suas coisas, se abrigar e ter um espaço próprio e livre é condição básica para qualquer pessoa. Além de segurança, o lar oferece ainda um ‘porto seguro’ para o cidadão. Há ainda o ganho social. Ter uma casa própria faz com que a pessoa se sinta pertencente à sociedade, um cidadão pleno.
O déficit habitacional de Apucarana, que já foi de 7 mil moradias, hoje é de 4 mil, aproximadamente. O número é bem abaixo de outras cidades da região, que ultrapassam a marca de 10 mil, mas mesmo assim precisa ser olhado com atenção. Para a cidade crescer e se desenvolver, não basta apenas criar empregos, mas também dar condições e estrutura para a população viver com qualidade. 
Portanto, a administração municipal acerta ao elaborar um plano de habitação, visto que a demanda, mesmo estando mais controlada do que em outros municípios, deve ser sanada o quanto antes. Desta forma, o plano municipal estabelece os objetivos e um importante plano de ação a ser desenvolvido, em parceria com Estado e União, para reduzir e até mesmo sanar o déficit habitacional na cidade.