OPINIÃO

min de leitura - #

Programa prova que serviço público pode ser referência

Da redação

| Edição de 22 de novembro de 2017 | Atualizado em 22 de novembro de 2017

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Premiado na noite de anteontem no V Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR), uma iniciativa Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep) que chega na quinta edição e visa destacar práticas administrativas que têm o poder de contribuir efetivamente para a sociedade, o Programa Municipal de Implante Dentário de Apucarana tem reconhecimento mais que merecido.
Implantado em 2015, o programa oferta, com recursos do SUS, um procedimento de alta complexidade a que uma parcela muito restrita da população teria acesso.
Saúde bucal, em termos de política pública sempre foi um luxo no Brasil, tal a falta de oferta em serviços. Dados da última Pesquisa Nacional de Saúde, divulgados em 2015 pelo IBGE, mostram o reflexo disso. Segundo o estudo, cerca de 11% da população adulta do Brasil não tem um dente sequer na boca. Isso equivale a 16 milhões de pessoas. Se levarmos em consideração os brasileiros com mais de 60 anos, o índice sobe para 41,5%.
O mesmo levantamento reforça a relação entre nível social e saúde bucal. Dos brasileiros sem nenhuma instrução ou sem ensino fundamental, 22,8% estão desdentados.
Uma boa saúde bucal não devolve apenas sorrisos e autoestima – não que isso não seja importante na vida das pessoas, frise-se -, mas é o primeiro passo para uma boa alimentação. A falta de dentes traz, além da dificuldade na mastigação, problemas na fala e até de ordem respiratória.  
O programa de implantes do Centro de Odontologia da Prefeitura de Apucarana já realizou 20 mil implantes em 5,5 mil pacientes. O volume de procedimentos coloca o município como referência neste tipo de serviço em se tratando de rede pública de saúde no Brasil. 
Levantamento feito junto ao portal DataSus aponta Apucarana como o município com maior número de procedimentos gratuitos realizados em 2017 em todo Brasil. 
Em fevereiro deste ano, o serviço de implantodontia foi ampliado para pacientes  de outros municípios, primeiro para a área da 16ª Regional de Saúde (RS) de Apucarana, posteriormente para a região da 22ª RS de Ivaiporã e, recentemente, para municípios mais distantes. 
Hoje, o centro atende 1,3 mil pacientes de 28 municípios do estado, o que mostra o tamanho da demanda por atendimento público de qualidade na área de odontologia.
O programa  mostra o outro lado do serviço público: o de resolver os problemas da população, o de investir os recursos públicos onde realmente é necessário e devolver os impostos em benefícios. Reconhecer o alcance e amplitude dessa iniciativa é justo e necessário. Ampliar esse tipo de ação também.