OPINIÃO

min de leitura - #

Terra Forte é modelo de incentivo à agricultura

Da redação

| Edição de 07 de setembro de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.


Nesta semana, a prefeitura de Apucarana recebeu uma visita técnica de Umuarama. O prefeito da cidade do noroeste do Estado,  Celso Luiz Pozzobom, veio para o município para conhecer o Programa Terra Forte e levantar subsídios para implementar ações semelhantes em seu município.
Baseado na fortalecimento da agricultura familiar,  programa está entrando no quarto ano e é inovador na medida que implanta uma política de subsídio adequada à realidade local.  A prefeitura cede calcário para correção de solo e mudas para os produtores implantarem pomares nas propriedades, além de ofertar acompanhamento técnico.
A opção pela fruticultura segue orientações técnicas a respeito da viabilidade da atividade em pequena propriedade. 
Ao contrário da chamada lavoura branca, as frutas garantem maior aproveitamento de áreas com topografia mais irregular, tem rendimento diluído ao longo do ano e abrem possibilidade para geração de outras atividades econômicas complementares, como a agroindústria e até mesmo o turismo rural.
Atualmente, o programa tem quase 270 produtores rurais inscritos e distribuiu dez variedades de frutas. O subsídio governamental é pago em natura, garantindo fornecimento de frutas e verduras para a merenda escolar da rede municipal de educação. Nos últimos anos - foi dado um período de carência aos produtores de acordo com o período previsto de safra de cada cultivar -, 107 toneladas de alimentos foram entregues pelos produtores participantes do programa nas escolas do município.
O programa, implantado pela Lei 22/2014, começou a ser pensado após a geada de 2013, que dizimou cafezais. Apucarana tem 1,3 mil propriedades rurais, boa parte delas com perfil de agricultura familiar. 
O incentivo produtivo promovido pelo programa, foi reconhecido em âmbito estadual e nacional. O Terra Forte foi um dos finalistas do Prêmio Municiência do ano passado, iniciativa da Confederação Nacional dos Municípios (CNM). A iniciativa também contribuiu para Apucarana ter conquistado, em 2016, o  Prêmio Gestor Público Paraná, Promovido pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep).
A repercussão positiva do programa é um incentivo para que o programa de subsídios seja mantido e fortalecido nos próximos anos. A medida também poderia servir de exemplo para outros municípios dentro da aposta de incentivar a implantação de um cinturão de fruticultura no Vale do Ivaí.