OPINIÃO

min de leitura - #

Trânsito tornou-se desafio na maioria dos municípios

Da Redação

| Edição de 11 de dezembro de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Garantir um trânsito mais seguro tornou-se um grande desafio do poder público na maioria dos municípios brasileiros. O aumento considerável da frota impõe a necessidade de melhorar a infraestrutura viária e também prever ações de conscientização para mudar o comportamento dos motoristas. 

Dados do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) revelam que o número de veículos nas cidades do Vale do Ivaí mais Arapongas cresceu 81% em 10 anos. Em 2007, a frota na região era 158.749 veículos. Neste ano, passou para 286.652. Em média, na última década, as ruas e rodovias da região ganharam quase 12,8 mil veículos a mais por ano. O crescimento da frota é quase oito vezes maior que da população da região.
A maior expansão da frota, na década, foi registrada principalmente nos municípios menores. Em 10 municípios, o avanço foi de mais de 100%. O maior avanço foi registrado em Rio Branco do Ivaí. O município de 4,4 mil habitantes aumentou a frota em 137% na década. Outras cidades com crescimento acima de 100% foram Ariranha do Ivaí, Bom Sucesso, Faxinal, Godoy Moreira, Jardim Alegre, Manoel Ribas, Mauá da Serra, Novo Itacolomi e Rosário do Ivaí.
Arapongas tem a maior frota regional, com 79.561 veículos transitando, seguida de Apucarana (77.524), Ivaiporã (21.638) e Jandaia do Sul (14.062). O maior número de veículos nas ruas trouxe transtornos. Faltam vagas de estacionamento e o trânsito intenso, especialmente nos horários de pico, passou a ser rotina. 
Além disso, o maior fluxo de veículos também ajudou a aumentar as ocorrências de trânsito. As cidades de pequeno porte também passaram a conviver com acidentes, alguns com vítimas fatais. 
Dessa forma, não resta outra alternativa às prefeituras –na maioria dos municípios o trânsito é municipalizado – de buscar alternativas para melhorar a fluidez do tráfego e também para garantir a rotatividade das vagas de estacionamento, especialmente no centro. Outro desafio é a questão da violência no trânsito. Muitos municípios – com destaque para Arapongas – passaram a realizar grandes campanhas de conscientização, com o objetivo de reduzir os acidentes e as mortes. 
O perfil das cidades mudou, sem dúvida. O trânsito hoje é um grande problema, que precisa ser solucionado. O poder público precisa conduzir esse trabalho. No entanto, construir um trânsito seguro é uma responsabilidade de todos.